Guacamole de abacate leve e picante

por Cozinha da Márcia

Prepare em menos de dez minutos uma guacamole de abacate leve e picante para seus amigos. Essa receita de pasta de abacate  é leve, tem gostinho de limão, e ainda por cima é bem temperada. Além disso é muito simples de ser preparada, ela pode ser servida como petisco.  Outro modo de servi-la é como  acompanhamento para saladas. A guacamole de abacate leve e picante também pode ser utilizada como pasta para sanduíches.

A receita original da guacamole vem do México, onde é servida acompanhada de chips de milho – chamadas de nachos.  E aqui são chamadas de doritos, o que é a marca das chips.Os temperos utilizados lá são a pimenta tipo serrano – uma pimenta um pouco mais ardida que a nossa dedo-de-moça, tomates, cebola, e coentro fresco.

Para agradar um número maior de pessoas, resolvi torná-la mais leve suave, e assim a transformei em uma pasta na qual o sabor fresco do abacate é ressaltado pelo acréscimo de suco de limão. Por isso recomendo servi-la com com um pão tipo sueco bem fino e com farinha integral.

Quando servir uma guacamole

A pasta com abacate é perfeita para ser servida em dias de calor e muito sol, nesses caso o acompanhamento ideal é uma cerveja.  Embora a sua leveza – tem pouco azeite – e pode substituir a maionese como acompanhamento para peixes, em sanduíches antes de se colocar o recheio. Ela combina com queijos brancos frescos e com uma torradinha com tomates cortados.

Prove uma pasta de abobrinha  

Prepare um pasta de grão de bico especial para servir com a guacamole

Guacamole leve www.cozinhadamarcia.com.br
Prepare uma guacamole leve com abacate, suco de limão, e um pouco de pimenta tabasco Receitas Guacamole de abacate leve e picante Vegetariana Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • Suco de meio limão
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/4 de xícara de sementes de abóbora e girassol misturadas
  • molho de pimenta a gosto

Instruções

Para preparar essa receita o abacate precisa estar bem maduro.

Corte o abacate ao meio na largura. Retire o caroço, e em seguida corte cada metade no cumprimento. Solte os pedaços de abacate da casca.

Coloque os pedaços em uma tigela, e amasse com um garfo. A intenção aqui não é obter um creme liso, e sim uma pasta consistente e ainda com alguns pedaços de abacate.

Esprema o suco de limão sobre a pasta de abacate,  tempere com sal, e se quiser um pouco de pimenta tabasco. Polvilhe com uma colher de sopa de de sementes de girassol e de abóbora antes de servir.

As sementes de girassol e de abóbora precisam ser aquecidas em uma frigideira no fogo muito baixo para secá-las bem e deixá-las crocantes.

Você também pode gostar