Dia dos Professores: Comemore com um guacamole de abacate leve e picante

por Cozinha da Márcia

Receitinha de guacamole de abacate leve e picante fica pronta em menos de dez minutos.  Aproveite os dias mais quentes e ensolarados para servir o guacamole como tira-gosto com uma cerveja leve ou com uma limonada caseira.

Justamente porque o guacamole de abacate leve e picante é muito saudável ele pode substituir a maionese como acompanhamento para peixes. Ele também pode servir de base para sanduíches.  O guacamole combina com toda a sorte de queijos frescos como cottage, minas, ou ainda com queijo de cabra.

A receita original da guacamolde de abacate leve e picante  vem do México. Lá, ela é servida com chips de milho chamadas de nachos.  Essas torradinhas são conhecidas como doritos no Brasil, o que na verdade é a marca de um de seus fabricantes. O sabor ardido vem mesmo de um molho vinagrete  danado de ardido. Chamado de pico de gallo – o seu nome já promete!  Os seus ingredientes são tomates e cebolas picadinhos temperados com bastante coentro fresco e pimenta do tipo serrano. Essa é uma pimenta bem mais ardida que a dedo de moça ou a malagueta.

Aqui na Cozinha da Marcia chamei a receita de guacamole de abacate, O que é, na verdade, uma repetição. Na língua dos povos antigos do México, guaca vem de “ahuactl” e quer dizer abacate, e mole é molho.  Inseri o abacate no nome da receita porque nem todo mundo sabe o que é o guacamole.

 

Guacamole de abacate leve. Foto: Cozinha da Marcia
Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • Suco de meio limão Taiti
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1/4 de xícara de sementes de abóbora e girassol misturadas
  • molho de pimenta a gosto
  • Para o molho vinagrete
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 1 pimenta dedo de moça
  • Suco de 1 limão Taiti
  • 1 / 2 xícara de folhas de coentro fresco picadas

Instruções

Para preparar essa receita o abacate precisa estar bem maduro.

Corte o abacate ao meio na largura. Retire o caroço, e em seguida corte cada metade no cumprimento. Solte os pedaços de abacate da casca.

Coloque os pedaços em uma tigela, e amasse-os grosseiramente com um garfo. A intenção aqui não é obter um creme liso, e sim uma pasta consistente e ainda com alguns pedaços de abacate.

Esprema o suco de limão sobre a pasta de abacate,  tempere com sal, e se quiser um pouco de pimenta tabasco. Polvilhe com uma colher de sopa de de sementes de girassol e de abóbora antes de servir.

As sementes de girassol e de abóbora precisam ser aquecidas em uma frigideira no fogo muito baixo para secá-las bem e deixá-las crocantes.

Para fazer o molho vinagrete basta misturar o tomate sem as sementes e a cebola cortados em cubinhos, e temperá-los com sal a gosto, a pimenta sem as sementes amassada em um pilão e as folhas de coentro.

Olha o truque

O pilão pode ser substituído por um socador de limão usado para fazer caipirinha.

Você também pode gostar