O bolo de abacaxi perfumado com azeite reúne ingredientes com sabores variados e complementares. Além de ser preparado com farinha integral, ainda utiliza bastante cravo, noz moscada e baunilha. E também dois tipos diferentes de açúcar – o açúcar cristal integral, o marronzinho claro, e o mascavo. O açúcar mascavo é usado para aproveitar o seu sabor suave de rapadura. Ele funciona mais como uma especiaria do que como um adoçante.
Na hora de servir o bolo de abacaxi perfumado com azeite, experimente pingar algumas gotas de azeite por cima. Esse azeite para ficar ainda mais gostoso deve ser perfumado com alguma erva ou fruta cítrica o que realça ainda mais essa variedade de sabores e aromas presente no bolo. Só tome um certo cuidado, não é para se usar o azeite aromatizado como se fosse uma calda. Apenas algumas gotinhas acentuam os sabores dos ingredientes da massa.
Para preparar uma quantidade pequena de azeite primeiro amasse em um pilãozinho algumas folhas de manjericão fresco. Em seguida, acrescente o azeite aos poucos até obter uma papinha. E só então aumente a quantidade inicial com uma xícara de azeite. Mexa um pouco para espalhar o aroma, e peneire em seguida. O manjericão pode ser substituído por uma colher de chá de lasquinhas de casca de tangerina.
Como usar o abacaxi em bolos e tortas – O abacaxi cru não deve ser utilizado em bolos e tortas porque solta muita água enquanto cozinha. O excesso de líquido e a acidez natural da fruta desanda a massa de bolos, tortas e cremes. Ele precisa ser cozido antes de ser utilizado porque é composto por 88% de água e apenas 12% de polpa. A redução do líquido também ajuda a concentrar os açúcares de sua polpa, além de reduzir a sua acidez. O seu sabor também fica mais concentrado.