Transforme o seu bolo em uma sobremesa luxuosa com uma compota bem doce
Bolo de cacau com compota de frutas secas
ImprimirIngredientes
- Para 20 fatias
- 1 xícara | 240 ml de água
- 5 capsulas com sementes de cardamomo
- 1 / 3 de xícara | 70 ml de coalhada
- 125 g de manteiga sem sal
- 1 e 1 / 3 de xícara | 265 g de açúcar cristal integral (marrom claro)
- 1 / 2 colher de chá | 2 g de sal
- 3 ovos
- 1 colher de sopa | 15 ml de mel de flor de laranjeira
- 1 xícara | 100 g de farinha de trigo
- 1 colher de chá | 4 g de fermento em pó
- Veja aqui a receita da compota de frutas secas
Instruções
O cacau em pó utilizado nessa receita não tem açúcar, portanto é preciso reduzir a quantidade de açúcar se utilizar chocolate em pó ou cacau adoçado. Ferva os grãos de cardamomo com a água que vai ser utilizada para dissolver o chocolate. Quando esfriar, misture o cacau e sem parar de mexer, dissolva o chocolate obter um creme grosso. Dissolva a coalhada no chocolate.
Derreta a manteiga no micro-ondas até ficar bem macia como uma pomada. Bata a manteiga com o açúcar e o sal. Se estiver utilizando chocolate em pó acrescente apenas a metade da quantidade de açúcar indicada na receita, voce poderá adoçar a massa a gosto mais adiante.
Sem parar de bater, junte um ovo de cada vez, o chocolate, o mel e por último a farinha misturada com o fermento.
Asse o bolo no forno baixo, 180°C, em uma forma com o fundo forrado de papel manteiga, untada e polvilhada com farinha de trigo. Deve demorar aproximadamente uma hora, talvez um pouco menos. O importante é não aquecer demais o forno para o bolo não queimar e ficar amargo.
Sirva o bolo com sorvete ou compota de figos e creme de leite.