Nhac! Prepare uma calda de caramelo puxa-puxa

por Cozinha da Márcia

Basta colocar apenas um pouquinho dessa calda de caramelo puxa-puxa na nossa boca que ficamos com vontade de comer mais e mais. A calda é preparada com açúcar dourado até ficar da cor âmbar claro. Em seguida, é misturada com um pouco de creme de leite e manteiga. A mesma calda também pode ser preparada sem a manteiga. Embora a mudança seja apenas por desencargo de consciência, uma vez que apenas a mistura do açúcar com o creme de leite já engorda. Mas, se perdoe! Não faz mal comer um pouco mais de calorias vez por outra.

A calda de caramelo puxa-puxa pode ser guardada na geladeira depois de pronta. Como ela é servida morna, na hora de servir é só esquentá-la no forno de micro-ondas. E, em seguida vire-a por cima do sorvete ou do bolo. E, para matar a angústia na calada a noite utilize uma colher, de chá por favor, para o prazer durar bastante tempo. Quem nunca fez isso que se apresente!

 

Calda de caramelo puxa-puxa. Foto: Marcia Zoladz

Calda de caramelo puxa-puxa

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 / 4 de xícara de açúcar
  • 1 / 4 de xícara de água
  • 1 / 4 de xícara de glicose
  • 3 / 4 de xícara de creme de leite fresco
  • 1 / 4 de colher de chá de flor de sal
  • 100 g de manteiga sem sal

Instruções

Cozinhe no fogo baixo o açúcar, a água e a glicose. Utilize uma panela alta que faz uma espuma danada. Após aproximadamente 15 minutos a calda vai começar a dourar, retire-a do fogo, junte a manteiga, o creme de leite e o sal.

Misture bem, a bola de caramelo que se formou na panela precisa ser derretida até ficar bem cremosa. Volte a panela algumas vezes ao fogo baixo. Assim que estiver homogênea está pronta. Ela vai engrossar um pouco à medida que esfria, mas pode ser reaquecida.

Você também pode gostar