Doce de laranja da terra delicioso

por Cozinha da Márcia
Doce de laranja da terra. Foto: Marcia Zoladz

A receita do doce de laranja da terra é do caderno da avó e bisavó de amigos queridos. Quando eu pedi a receita imaginei que teria que ficar horas e horas na cozinha. Mas não foi o que aconteceu. A receita é fácil de ser preparada, além de deliciosa.

Comprei na feira as cascas de laranja preparadas para fazer o doce.  É possível comprá-las cortadas e sem a polpa amarga.  As laranjas da terra  são  extremamente azedas e por isso não são consumidas ao natural. O  doce de laranja da terra é preparado com a polpa grossa entre a parte externa da fruta e o seu miolo. Embora amarga, essa polpa é também ligeiramente doce. Para fazer o doce é só ferver os pedaços de polpa em uma calda leve de açúcar até ficarem bem macios.

No final da receita explico com tratar as cascas das laranjas em casa.

Os doces de frutas cítricas como o de laranja da terra ou o de laranjinha kinkan também são um bom acompanhamento para receitas salgadas. Eles valorizam o sabor de carnes como pato, pernil de porco, ou ainda da carne de cordeiro, ou de vitela.

Doce de laranja da terra. Foto: Marcia Zoladz

Doce de laranja da terra

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 kg de cascas de laranja
  • 700 g de açúcar refinado
  • Água bastante até ultrapassar as laranjas, aproximadamente dois dedos a mais
  • 5 cravos novos - quando velhos perdem o sabor
  • 1 / 2 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
  • Atenção - a quantidade de água pode variar de acordo com o tamanho da panela
  • A receita pode ser divida ao meio

Instruções

Para uma casa com quatro pessoas, ou um jantar entre amigos, recomendo dividir a receita ao meio. Compre as cascas de laranja já preparadas, muitos supermercados tem no balcão de frutas algumas embalagens a vácuo com frutas prontas para fazer doces como os figos verdes e as cascas de laranjas.

Lave bem as cascas de laranja, coloque-as em uma panela grande e alta, cubra com água. Ultrapasse a altura das cascas pelo menos dois dedos deitados – três centímetros de altura. Espalhe 500 g de açúcar por cima, junte os cravos, e cozinhe no fogo baixo por uma hora. Prove a calda e um pedacinho da laranja que ainda deve estar meio dura. Se precisar, junte o restante do açúcar. Acrescente a casca de limão siciliano ralada. Cozinhe no fogo baixo até as laranjas ficarem muito macias, espete com um palito. Observe que calda não vai engrossar como uma calda de caramelo.

Siga as instruções a seguir se preferir preparar as laranjas para fazer o doce:

1 – corte as laranjas em quatro e corte ou arranque o miolo. Ele é muito amargo, e não vai ser utilizado para o doce.

2 – rale as cascas com um ralador fino para retirar a cobertura amarela, não se preocupe que a polpa vai ficar amarelinha quando cozinhar.

3 – deixe as cascas de molho cobertas de água fria por dois dias. Troque a água pelo menos três vezes.

4 – Ferva as cascas por cinco minutos em uma panela com bastante água. Escorra as cascas e passe-as na água fria ainda no escorredor para esfriarem rapidamente e não cozinharem demais.

5 – Quando as cascas estiverem frias estão prontas para fazer o doce, ou ainda podem ser guardadas no congelador para serem usadas em outra ocasião.

Você também pode gostar