Delicioso e diferente: falafel – o bolinho sírio-libanês no airfryer

por Cozinha da Márcia

O falafel é o bolinho que deu origem ao acarajé. Isso mesmo, todos os países do Oriente Médio tem essa receita em seus cardápios, ou nos food trucks. Tanto o modo de preparar como o modo de servir são parecidos.

O falafel é servido com um molho de pasta de gergelim ou com pasta de grão de bico e salada. E o acarajé também é servido com complementos, nesse o vatapá e o molho de salada. A massa do falafel é preparada apenas com feijão fava, ou com uma mistura de grão de bico e feijão fava, ou só com grão de bico.

A receita preparada apenas com o com o feijão fava é mais cara, porém mais saborosa. Os bolinhos ficam verdes por causa da cor do feijão fava.

Falafel com pasta de grão de bico. Foto: Marcia Zoladz

Falafel - o bolinho sírio-libanês

Imprimir
Porções: 30 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 30 unidades – a receita pode ser reduzida à metade
  • 250g de grãos-de-bico (1 xícara cheia)
  • 1 / 2 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)
  • Se preferir utilize só a farinha de grão de bico comprada pronta
  • 3 / 4 de xícara de água
  • 200 g de farinha de grão de bico
  • 1 cebola de tamanho médio
  • 1/ 2 xícara de folhas de salsa
  • 4 dentes de alho grandes ou 6 pequenos
  • 1 / 2 colher de chá de coriandro em pó
  • 1 / 2 colher de chá de cominho em pó
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Instruções

Deixe o grão-de-bico de molho coberto com água por uma noite.

No dia seguinte, descasque os dentes de alho, corte-os ao meio no comprimento, e retire o germe central de cada um deles para não ficarem com o gosto ardido.

Bata o grãos de bico escorrido até obter uma massa mais ou menos uniforme. Em seguida acrescente o coriandor e o cominho. Acrescente a cebola picada, o alho picado, e salsa também cortada. Tempere com sal e pimenta a gosto. Não se preocupe se a massa parecer um pouco seca, a cebola e a salsa acrescentarão a humidade necessária para dar a liga entre os ingredientes.

Faça bolinhos de massa pequenos, com dois ou três centímetros de diâmetro. Pincele-os com óleo vegetal, e doure-os no airfryer a 190 ºC por 15 minutos, até dourarem dos dois lados.

Os bolinhos também podem ser fritos no óleo bem quente. Prestre atenção na temperatura do óleo para não queimarem, uma vez que eles douram rapidamente. Escorra-os sobre um papel absorvente.

Sirva acompanhado de uma pasta de grão de bico, ou com coaljada seca temperada com azeite e coentro, muitos tomates maduros e folhas de hortelã. O molho tradicional é o tahine que é uma pasta de gergelim misturada com um pouco de água, azeite e sal.

Olha o truque

– Outra maneira de fazer a massa de falafel – a mesma receita também pode ser preparada com a metade da medida de feijão tipo fava e a outra metade de grãos-de-bico. Nesse caso deixe os grãos de molho em tigelas separadas. – Feijão-fradinho que normalmente é usado no acarajé também pode ser usado para fazer os falafel desde que temperados com os mesmos temperos e especiarias indicados na receita acima..

Você também pode gostar