Hummus, a pasta de grão de bico especial do Oriente Médio

por Cozinha da Márcia

O hummus, a pasta de grão de bico especial do Oriente Médio, é uma receita tradicional para se servir em muitas ocasiões. Fácil de fazer, ela tem um suave sabor de gergelim. Essa receita é uma versão mais leve da pasta de grão de bico tradicional. É a receita que está no livro Jerusalem do chef israelense Yotam Ottolenghi com pequena diferença, que aliás recomendo. Ficou muito boa (olha a modéstia?!)

Hummus, pasta de grão de bico. Foto: Marcia Zoladz

Hummus – pasta de grão de bico especial

Imprimir
Porções: 12 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 300 g de grão de bico
  • 1 xícara de pasta de gergelim - chamada de tahini
  • Sal a gosto - usei 1 colher de chá
  • 4 colheres de sopa de suco de limão - para essa receita foi usado limão siciliano, mas pode ser limão rosa ou limão taiti
  • 4 dentes de alho
  • 6 colheres de água gelada
  • Pão torrado, azeite e fatias de limão para servir.
  • As recomendações a seguir são minhas
  • 1 colher de sopa de folhas de ervas frescas bem pequenas para acompanhar - na foto estão manjericão anão, tomilho limão, salsa de folha lisa e coentro em menor proporção.
  • Ou apenas hortelã

Instruções

Deixe o grão de bico de molho coberto de água de um dia para o outro.  Observe que o grão de bico é recoberto por uma película bem fina que pode ser retirada apenas esfregando os grãos com as mãos ao fim do molho. Essa película também pode ser retirada mais adiante, enquanto a receita é preparada, o  que dá menos trabalho.

Escorra a água, coloque os grãos em uma panela de pressão, cubra-os levemente com água, e acrescente o sal.  Cozinhe-os por 15 minutos após a panela pegar a pressão e começar a chiar.

Escorra a água dos grãos de bico. Separe uma xícara de grãos de bico inteiros. Coloque-os em um prato, e amasse-os grosseiramente com um garfo, nesse momento a pele deve soltar dos grãos.

Bata os demais grãos em um processador de alimentos até obter uma pasta grossa. Acrescente o tahine – a pasta de gergelim, e bata por mais dois ou três minutos. Tempere com o suco de limão, e junte a água bem gelada. Bata mais um pouco até o hummus ficar bem cremoso.

Misture a pasta com os grãos amassados e guarde na geladeira. Sirva com azeite, as torradas e gomos de limão, e com as ervas escolhidas. O hummus é quase sempre servido acompanhado por uma tigela de coalhada seca, e de uma pasta de beringela muito saborosa chamada de babaganoush.

Olha o truque

Exsitem muitas variações da receita de hummus, algumas tem cebola ralada, que eu pessoalmente não gosto. Mas, se quiser acrescente meia cebola ou ralada ou cortadinha em pedaços ao creme de grãos de bico.

Você também pode gostar