Sabor profissional: Rabanadas de tapioca

por Cozinha da Márcia

Prepare uma rabanada de tapioca com efeito final profissional. Ela fica muito gostosa apenas polvilhada com açúcar e canela. No entanto, eu recomendo utilizá-la como parte de uma sobremesa com mais de um sabor. Um bom exemplo é uma sopa de morango com uma bola de sorvete no meio do prato acompanhado da rabanada, como se fosse um biscoito.

Outra opção,  se preferir, utilize-as para montar  uma sobremesa diferente. Nesse caso, as rabanadas de tapioca são a base sobre a qual os demais ingredientes serão arrumados. Pense em uma sobremesa com vários andares. Primeiro, a rabanada, em seguida um sorvete, por cima uma calda que pode ser de chocolate ou de uma fruta. E, por último, polvilhe com castanha do Pará ou de baru raladas.

 

 

 

Rabanadas de tapioca. Foto: Marcia Zoladz

Rabanadas de tapioca

Imprimir
Porções: 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 250g de tapioca granulada
  • 250 g de queijo coalho ou meia-cura novo ralado
  • 200 ml de leite de coco
  • 300 ml de leite semi desnatado
  • 1 / 4 colher de chá de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de pimenta branca moída na hora
  • Canela e açúcar de confeiteiro para polvilhar
  • Óleo para fritar

Instruções

Aqueça o leite com o leite de coco no fogo baixo até começar a fazer borbulhas, quente sem estar fervendo.

Enquanto isso, coloque a tapioca e o queijo ralado em uma panela, misture os dois com a ajuda de um garfo. Despeje a mistura de leite e leite de coco sobre a tapioca com o queijo ralado. Tempere com o sal e a pimenta branca. Mexa sem parar no fogo bem baixo até a tapioca cozinhar e o queijo derreter.

A massa está pronta quando soltar em parte do fundo da panela. Não espere soltar totalmente do fundo para a massa não endurecer. Como ela ainda será frita, é importante que fique macia, poreem firme depois de fria.

Espalhe-a em uma assadeira forrada com filme plástico ou com um tapete de silicone. Guarde-a na geladeira, coberta com filme plástico, até esfriar completamente.

Corte a massa em círculos – ou no formato desejado – e frite-os no óleo quente. Escorra sobre bastante papel absorvente.

Polvilhe com canela e açúcar de confeiteiro e sirva. As tapiocas fritas também são deliciosas acompanhadas de doce de leite ou pasta de avelãs. Ou como expliquei lá no começo, como parte de uma sobremesa.

Você também pode gostar