Maçãs carameladas quentinhas para servir com sorvete

por Cozinha da Márcia

A receita de maçãs carameladas no forno é muito boa para servir quentinha junto com sorvete. O resultado são  umas fatias grossas das maçãs encharcadas com uma calda  de caramelo, as quais podem também ser flambadas com rum ou conhaque. As fatias de maçãs carameladas são muito gostosas. O seu sabor especial fica por conta da flor de sal polvilhada antes de servir. E também porque pode ser flambada com rum!

Maçãs carameladas. Foto: Marcia Zoladz

Maçãs carameladas quentinhas

Imprimir
Porções: 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 4 maçãs fuji
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 / 4 de colher de chá de flor de sal
  • 3 colheres de sopa de rum ou conhaque para flambar as maçãs

Instruções

Como podem ver na foto, eu utilizei uma forma refratária. Acho mais simples, pois já fica pronto para ir para a mesa depois de assado.

Corte as maçãs em seis fatias no comprimento. Retire o miolo duro. Espalhe o açúcar e espalhe por cima pedacinhos de manteiga. Arrume as fatias de maçã e asse no forno baixo até dourar completamente. Pode demorar até uma hora, primeiro as maçãs vão soltar um caldinho que misturado ao açúcar e a manteiga formarão o caramelo no fundo da forma. Na hora de servir, polvilhe com a flor de sal.
Para flambar as maçãs sem se queimar - primeiro aqueça o rum em uma panelinha. Molhe as maçãs com duas colheres do rum. Transfira o rum que sobrar para uma colher de sopa, cheque a chama de um isqueiro perto do rum  morno,  espere um pouquinho que ele vai se incendiar. Assim que a chama aparecer, aproxime a colher das maçãs e derrube o rum incendiado sobre as  fatias.  Em geral, o fogo se espalha rapidamente, e também apaga logo.

Sirva a sobremesa com uma bola de sorvete de baunilha.

 

Você também pode gostar