Experimente o sabor ligeiramente ácido e ao mesmo tempo adocicado dessa receita

Ingredientes
- Prepare o fermento de acordo com as instruções. Clique.
- 1 concha ? 3 ou 4 colheres de sopa de fermento caseiro
- 1 xícara de farinha branca
- 2 xícaras de farinha de centeio
- 1 xícara de farinha integral
- 1 colher de sopa de fermento biológico desidratado
- 1 / 2 xícara de óleo de milho
- 1 colher de chá de sal
- 2 xícaras de água morna
Instruções
Misture os ingredientes secos, inclusive o fermento biológico. Acrescente o fermento caseiro, a água e o óleo. Amasse primeiro com uma espátula. Em seguida trabalhe a massa até obter uma bola. Deixe essa bola de massa descansar na tigela untada com muito pouco óleo. Cubra e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Após esse tempo, trabalhe a massa mais uma pouco esticando-a com a parte da mão próxima ao punho. Verá que ela fica cada vez mais elástica. Se achar que está um pouco seca, molhe as palmas da mão e trabalhe a massa até absorver a água.
Divida a massa ao meio e faça dois discos. Marque com um cortador de biscoito o centro de cada um dos discos. Assim o pão ficará com um desenho na parte superior depois de assado.
Espere os dois discos de massa dobrarem de volume e asse no forno muito quente por aproximadamente 20 minutos. Se quiser pincele os pães com uma gema de ovo misturada com um pouco de água.
Asse até dourar em um tabuleiro de metal polvilhado com farinha de trigo integral. Para saber se o pão está assado bata nele como se estivesse batedo em uma porta ? toc-toc, o som deverá sair como se estivesse oco.