Combine o sabor forte da farinha integral e a maciez do trigo sarraceno em um pão diferente.
Ingredientes
- 1 xícara de grãos de trigo sarraceno
- 1 xícara de granola
- 2 xícaras de sopa de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento caseiro
- 1 colher de chá de açúcar cristal integral
- 1 e 1 / 2 colher de chá de sal
- 1 e 1 / 2 xícara de água morna
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 1 ponta de faca de canela em pó (bem pouca)
- 2 colheres de sopa de mirin (vinho japones para culinária)
Instruções
Eu gosto de pães de sabores coloridos, isto é complexos, várias camadas de aromas sobrepostos de maneira nítida; não quero que nenhuma mordida tenha exatamente o mesmo gosto da seguinte. Por isso, acrescento ingredientes diferentes e os espalho de maneira desigual pela massa.
Desta vez eu fiz o pão de tigo sarraceno e granola. Talvez o trigo estivesse muito molhado, mas o granola desapareceu, deixou apenas um gosto meio adocicado na massa. Quem prefere um pão mais salgado pode deixar de lado o granola.
Deixe os grãos de trigo sarraceno de molho apenas cobertos de água e com uma pitada de sal até ficarem macios. Pode levar muitas horas, eu deixei por oito horas. Escorra-os sobre uma peneira enquanto prepara o pão. Mexa com a ponta dos dedos algumas vezes para ajudá-los a secar.
Coloque em uma tigela grande e alta o fermento caseiro, as farinhas, o sal, o açúcar, a canela, o óleo e a água. Misture a massa com uma colher de pau. Se for necessário, polvilhe com mais farinha de trigo refinada (branca) até conseguir trabalhá-la massa com a mão. Amasse-a algumas vezes. Cubra a tigela com um pano de prato umedecido. Descanse por aproximadamente tres horas, o fermento caseiro é mais lento.
Enquanto isso prepare a forma, pode ser uma retangular utilizada para bolo inglês ou redonda. Unte-a com óleo e polvilhe com farinha de trigo integral. Quando a massa dobrar de tamanho, coloque-a sobre uma tábua polvilhada de farinha e acrescente o trigo sarraceno e o granola. Amasse-a bem, faça um cilindro ou uma bola, depende do formato de forma escolhido, espalhe a massa até cobrir toda a superficie. Quando o pão crú tiver ultrapassado a borda da forma coloque para assar no forno médio previamente aquecido por pelo menos 20 minutos.
Se quiser que o pão fique com a superfície brilhante espalhe com a ajuda de um pincel, uma gema de ovo levemente misturada com um pouco de água. Asse até o pão estar assado e corado.
Clique aqui para ver a receita do fermento caseiro.