Torta de tomate e sementes variadas

por Cozinha da Márcia

Isso mesmo a receita utiliza apenas um tomate de tamanho médio, nem precisa ser muito grande, cortado em fatias finas, muitas ervas secas tipo orégano e manjericão e um bom punhado de sementes de gergelim, de girassol, e pode usar sobrinhas de nozes, amêndoas ou o que tiver em casa. Essa receita não tem proporções exatas e sempre fica muito gostosa. Pode ser feita em uma assadeira retangular ou redonda. Usei uma redonda por que preparei para duas pessoas, servi junto com uma salada.

www.cozinhadamarcia.com.br

Torta de tomate e sementes variadas

Isso mesmo a receita utiliza apenas um tomate de tamanho médio, nem precisa ser muito grande, cortado em fatias finas, muitas ervas… Acompanhamentos Torta de tomate e sementes variadas European Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 2 pessoas
  • 4 folhas de massa filo comprada pronta
  • Clique aqui onde explico o que é massa filo ou substitua por massa folheada comprada pronta
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher de chá de alho tritura comprado pronto – usei um orgânico que tinha em casa
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de chá secas de ervas para pizza misturadas – tomilho, orégano, manjericão
  • 1 / xícara de sementes de gergelim branco, preto, sementes de girassol e uma sobrinha de nozes picadas
  • 2 colheres de chá de queijo parmesão ralado
  • Sal
  • Papel manteiga para forrar o fundo da forma

Instruções

www.cozinhadamarcia.com.brComece derretendo a manteiga. De duas pinceladas de manteiga no fundo da forma. Corte o papel manteiga no formato do fundo da forma. Pincele o fundo da forma e as laterais com a manteiga. Despeje uma colher de sopa aproximadamente em uma frigideira e acrescente a cebola descascada e cortada em fatias muito finas. Misture o alho triturado. E cozinhe a cebola no fogo bem baixo até ela desmaiar e ficar bem transparente. Coloque todas as sementes e nozes em uma frigideira sem azeite ou óleo, polvilhe-as com um quarto de colher de chá de sal, e aqueça-as no fogo médio. Quando começarem a cheirar e estiverem quentes, desligue o fogo. Mexa algumas vezes para não grudarem.

Enquanto a cebola e as sementes estiverem no fogo, prepare a massa na forma. Se estiver usando massa filo cubra a forma com uma folha, pincele de modo irregular com manteiga, cubra com outra, pincele e novamente com outra. Pode fazer isso com três ou quatro folhas, e importante pincelar com a manteiga para não grudarem e a torta ficar folheada. Deixe as sobras de massa para fora da forma escolhida, elas serão dobradas no fim.

www.cozinhadamarcia.com.brPolvilhe as ervas secas no fundo da forma, distribua o tomate cortado em fatias finas, deixe espaço entre elas se a forma for um pouco maior, cubra com a mistura de cebola e alho e por último com as sementes. Feche as sobras de massa empurrando na diagonal, veja a foto. Pincele com manteiga – é sempre pouca manteiga, não capriche, e polvilhe com o queijo.

Asse no forno médio para baixo, 200 graus, por mais ou menos 40 minutos. Corte a torta em pedaços ainda quente.

Olha o truque

A receita do recheio da Torta de tomate e sementes @cozinhadamarcia não usa quase sal, a receita está certinha.

Você também pode gostar