Aproveite a época do ano para preparar um doce de sabor ligeiramente ácido e muito perfumado

Ingredientes
- 4 marmelos grandes
- 10 colheres de sopa de açúcar
- Suco de meio limão cravo
- 1 / 4 de colher de chá de sal
Instruções
Lave os marmelos, corte fora as partes machucadas das frutas, lave bem e cozinhe coberto com água com uma pitada de sal e duas colheres de sopa de açúcar. Quando estiverem cozidos, escorra os marmelos sobre uma tigela ? a água vai ser reutilizada. Descasque-os e corte em pedaços em volta do talo central. Veja a ilustração abaixo.
Coloque tudo novamente na panela, cubra com a água do cozimento, acrescente o restante do açúcar. Cozinhe até ferver bem, nesse momento acrescente o suco do limão. Os marmelos deverão cozinhar até desmancharem. A água do cozimento poderá ser totalmente utilizada, ou se ainda estiverem duros aos serem amassados com um garfo, acrescente um pouco mais de água.
Assim que estiverem bem macios, passe-os no processador de alimentos ou no liquidificador. Eu utilizei um liquidificador portátil, de mão. Retire os talos duros. A partir desse momento não saia de perto da panela, cozinhe em fogo alto até a massa fazer caminho e mostrar facilmente o fundo da panela. Espere esfriar um pouco e guarde em um vidro fechado na geladeira.
Olha o truque
Marmelo: como aproveitá-los o ano inteiro
Marmelo, além do doce, combina com assados e carnes mais pesadas, precisam apenas estar bem cozidos em pouca água, ao esfriarem congele-os. No dia de servir, descasque-os e corte em fatias grossas. Refogue na manteiga com uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal ou na brasa no caso de um churrasco.