Bolo light com substituto de açúcar

por Cozinha da Márcia

Esse bolo foi preparado com um substituto de açúcar conhecido como Tal e Qual, mas também pode ser preparado com açúcar. Eu fiz essa receita para uma pessoa que não pode comer açúcar e, por isso, mantive a manteiga na massa. Acho que a manteiga poderia ser substituída por aproximadamente a mesma quantidade de óleo, talvez um pouco menos. Eu prefiro bolos com manteiga e tenho poucas receitas com óleo, de cabeça só lembro de um bolo de fubá

Bolo light com substituto de açúcar

Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga
  • 1 xícara de substituto de açúcar Tal e Qual - se quiser usar as proporções para um bolo comum também pode - use açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 4 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 / 2 xícara de leite
  • 1 / 2 xícara de creme de leite

Instruções

Ligue o forno baixo, 180°C , unte uma forma com canudo no meio e polvilhe-a com farinha de trigo.

Separe os ovos. Misture o leite com o creme de leite. Bata as claras em neve com o sal. o sabor desse bolo é levemente salgado, mas é ótimo para acompanhar sorvetes ou doces diet ou light.

Coloque a manteiga, em temperatura ambiente, em uma tigela , se estiver utilizando açúcar ou um substituto, acrescente-o nesse momento,  ou então junte as gemas e bata até obter um creme leve, junte a farinha misturada com o fermento, o leite, o creme de leite e o leite. Misture as claras em neve à massa com uma espátula.

Transfira a massa para a forma e asse o bolo até dourar. Para ver se a massa está cozida espete-a com uma faca próxima do centro da forma sair seca, o que deve demorar aproximandamente quarenta minutos.

Olha o truque

Claras em neve - Na hora de misturar as claras em neve na massa de um bolo não se preocupe em incorporá-las até desaparecerem. Misture-as com o resto da massa com movimento circulares, de baixo para cima, como se quisesse acrescentar ar à massa.

Bolo sem açúcar Muito cuidado na hora de oferecer um bolo com substituto de açúcar para quem tem restrições médicas por que a farinha também se transforma em açúcar no corpo. Esse bolo é para quem quer comer um doce que engorda um pouco menos, mas não muito.

Você também pode gostar