Bolo de amêndoas da Ada Boni e o Piccolo talismano della felicità

por Cozinha da Márcia

Um dos livros mais populares de receitas italianas, se não for o mais conhecido, é  Il talismano della felicità, publicado pela primeira vez em 1937,  ainda é reeditado hoje em dia. É com certeza um dos grandes livros de culinária que foram publicados no século XX.  Estão lá todas as receitas que queremos aprender da cozinha italiana. Aproveitando a sua popularidade foi publicada uma versão com menos receitas pela mesma autora – Ada Boni. O título não poderia ser outro:  Il piccolo talismano della felicità – o pequeno talismã da felicidade.

Um dos livros mais tradicionais

Para quem quer saber mais sobre a cozinha italiana recomendo começar pelos clássicos, além é claro do Il talismano della felicittà, existe um livro publicado quarenta anos antes, escrito por Pellegrino Artusi, normalmente conhecido como o Artusi, cujo título é La scienza in cucina e l’arte di mangiar bene – A ciência na cozinha e a arte de comer bem, reuniu receitas com o objetivo de criar uma culinária italiana nacional.

O país havia sido recém unificado em 1870, após uma longa guerra para reunir em um só país as diversas regiões ocupadas potencias estrangeiras e poderes independentes locais, por isso Artusi escreveu esse livro propondo uma culinária comum à todo o novo país, no lugar de cozinhas regionais. A tarefa era difícil, uma vez que cada região tinha língua, literatura e naturalmente hábitos alimentares próprios.

www.cozinhadamarcia.com.brOutro livro de receitas italianas

Um outro livro também muito popular, e publicado até hoje, é Il cucchiaio d’argento – A colher de prata, sua primeira edição é de 1950, inclui receitas regionais além de oferecer um panorama bem completo da comida na Itália.

Esses livros foram importantes na difusão da culinária italiana pelo mundo. Tanto durante as grandes emigrações para as Américas ao final do século XIX e  começo do século XX, como durante os anos 50 e 60, quando as pizzarias entraram na moda.  Cada grupo ou família de emigrantes levava para os novos países para onde se transferiam um dos três livros.

Na foto a capa do  Il piccolo talismano aqui de casa. Foi comprado Comprei no site de livros usados Estante Virtual.

A receita a seguir é de um bolo de amêndoas foi adaptada do livro de cozinha italiana Il piccolo talismano della felicità

Mas, vamos ao Bolo de amêndoas com cobertura de chocolate e hibiscos!

Veja também a receita da cobertura de chocolate preparada com chá de hibiscos. A receita é vegana.

Você também pode gostar