A moqueca brasileira a seguir foi preparada na Inglaterra, em um jantar para 150 pessoas na Universidade de Oxford. Leia mais detalhes ao final do modo de fazer da receita. Atualmente, como sabemos, essa especialidade afro-brasileira é um prato de festa nas casas brasileiras.
A moqueca brasileira reúne o melhor da cozinha portuguesa, que são os pratos cozidos, com ao melhor da tradição africana. Um bom exemplo é o azeite de dendê original da África. Utilizado como óleo de cozinha, o dendê também acrescenta um colorido avermelhado e um sabor próprio ao pratos. Os portugueses utilizavam a gordura de porco e óleos como o de oliva na sua culinária.
É claro que tanto os portugueses quanto os africanos preparavam alimentos cozidos em caldos com mais de um ingrediente nos seus países de origem. No entanto, a moqueca é um excelente exemplo da união da riqueza culinária das duas tradições que tanto africanos quanto portugueses trouxeram para o país com os alimentos que encontraram aqui. De certa maneira, ela representa a união cultural dos grupos que viveram no Brasil a partir do século XVI.