O bolo de passas ao rum e gotas de chocolate acabou em poucos minutos

por Cozinha da Márcia
Bolo de passas ao rum. Foto: Marcia Zoladz

O bolo de passas ao rum é uma receita nova. O bolo ficou tão  bom que  praticamente acabou em poucos minutos. Eu queria fazer um bolo simples, aquele que usa uma xícara de manteiga, duas de açúcar, três ovos e quatro xícaras de farinha. Chamam esse tipo de bolo de 1-2-3-4. Mas, sempre quase sigo essa receita com pequenas modificações. Para esse bolo eu usei açúcar orgânico tipo cristal, marrom bem clarinho. As passas ficaram no rum por apenas vinte  minutos, o tempo de aquecer o forno. Eu só pensei em colocar as gotas de chocolate depois de distribuir a massa do bolo na forma. Você pode utilizar nozes e pecans quebradas no lugar do chocolate.

Esse tipo de bolo é perfeito para acompanhar um lanche, mas também é muito gostoso para se usar como parte de uma sobremesa com sorvete, com iogurte, ou ainda com creme chantili.

Bolo de passas ao rum. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de passas ao rum com gotas de chocolate

Imprimir
Porções: 20 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 200 g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
  • 2 g de sal (1 / 4 de colher de chá)
  • 2 xícaras de chá de açúcar integral marrom claro
  • 3 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo (talvez mais)
  • 1 e 1 /2 colher de fermento em pó
  • 4 colheres de sopa de rum
  • 50 g de passas pretas e brancas misturadas
  • 100 g de gotas de chocolate – pode substituir por uma barra de chocolate picada
  • 1 / 4 de xícara de iogurte integral

Instruções

Ligue o forno a 180 C. Coloque as passas de molho no rum. Aqueça o forno por vinte  minutos.

Bata a manteiga até ficar bem desmanchada, acrescente o açúcar, e bata até obter um creme homogêneo.  Acrescente os ovos, um de cada vez. Pare a batedeira e misture a manteiga com açúcar que estiver presa na parede da tigela. Siga batendo até a mistura pelo menos dobrar de volume e estar quase branca. Junte a farinha, o sal e o fermento aos poucos. Acrescente o iogurte, as passas ao rum e misture rapidamente com a batedeira. Não se preocupe de incorporar toda a farinha. A partir daí misture a massa do bolo com uma espátula.

Transfira o bolo para uma forma de fundo solto com 24 centímetros de diâmetro. Primeiro forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel e as laterais da forma com manteiga. Em seguida, polvilhe-a com farinha de trigo. Vire-a para baixo sobre a pia, e dê umas batidinhas na  lateral para retirar o excesso.

Transfira a massa para a forma. Espalhe as gotas de chocolate por cima, e revire a massa uma ou duas vezes para afundar parte das gotas de chocolate. Asse o bolo no forno previamente aquecido a180 C.          

 

Você também pode gostar