Bolo de nozes dos frades franceses

por Cozinha da Márcia
Bolo de nozes do convento. Foto: Marcia Zoladz

Esse bolo de nozes dos frades vem de um mosteiro beneditino na França. A receita é interessante porque  utiliza uma quantidade pequena de manteiga, e com isso parece com um pão doce.  Peguei a receita em uma série que encontrei por acaso online. “A cozinha dos Monastérios” é produzida pela KTOTV, e pode ser assistida no site da Igreja Católica na França.

Algumas receitas da série são boas, porém nem todos os religiosos são bons cozinheiros. Na  introdução de cada um dos videos tanto os padres quanto as  freiras que apresentam as receitas explicam como decidiram por uma vida religiosa. Também explicam como dedicam as suas vidas às atividades simples do dia a dia como uma forma de busca pelo sagrado. É bonito. Alguns monastérios tem profissionais nas cozinhas para atender ao alto número de monges  e  funcionários  que trabalham nas suas hortas, pomares, apiários etc.  Os monastérios que aparecem na série se localizam sobretudo no norte da França. E, se você quiser visitá-los, eles estão abertos sobretudo no verão europeu.

Como estamos no Natal, e a receita  desse bolo dos frades franceses me pareceu muito boa. Ela é gostosa e fácil, achei bem adequada para enfeitar a mesa da ceia. Mas, como todas as receitas doces, pode ser preparada o ano inteiro.

Clique aqui para ver o vídeo completo

Bolo de nozes do convento. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de nozes dos padres franceses

Imprimir
Porções: 16 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 160 g de nozes
  • 200 g de açúcar
  • 160 g de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 5 g de fermento em pó
  • 3 g de sal
  • 20 g de manteiga
  • Para deixar o bolo da foto mais umido eu preparei uma calda com 1 / 4 de xícara de açúcar e 1 xícara de água. Assim que o açúcar derreteu acrescentei meia xícara de vinho do Porto (ou de rum).
  • Para o glacê derreta duas colheres de sopa de suco de laranja pera coado sobre 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro e misture. O glacê deve ficar com a textura de uma massa líquida, mas suavemente pastosa. Se for preciso, acrescente mais suco ou mais açúcar de confeiteiro.

Instruções

Aquecer as nozes por alguns minutos no forno baixo.

Unte uma forma com 20 cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga, unte-o também, e polvilhe o fundo e as laterias com farinha de trigo.

Bata na batedeira os ovos com o açúcar e o sal. Quando a mistura engrossar, acrescente a farinha previamente peneirada com o fermento. Por último junte a manteiga derretida e a as nozes picadas com um facão. Misture lentamente. Transfira a massa para a forma.

Assar por 30 a 40 minutos no forno médio a 180 oC. Espete com uma lâmnina para ver se o centro do bolo está cozido. Reire  a forma do  forno, e aguarde aproximadamente 15 a 20 minutos antes de soltar a massa do bolo  das laterais da  forma com uma  faca. Em seguida, vire o bolo sobre o prato onde for servi-lo.

A quantidade de nozes pode ser um pouco maior, ou se preferir faça uma mistura de nozes e avelãs.

Molhe o bolo com a calda. E por último, cubra a parte de cima do bolo com o glacê, e enfeite com algumas nozes.

Olha o truque

A capa de açúcar – o glacê, que usamos para cobrir um bolo tem algumas funções bem importantes na confeitaria. Além de enfeitá-lo, o glacê também deveria acrescentar mais uma camada de sabor à massa. E, esse sabor deve aparecer de modo bem claro na hora que mordemos uma fatia de bolo. O glacê tem ainda a função muito importante de vedar a massa do bolo, guardando a umidade da massa.

Você também pode gostar