Esse bolo de nozes dos frades vem de um mosteiro beneditino na França. A receita é interessante porque utiliza uma quantidade pequena de manteiga, e com isso parece com um pão doce. Peguei a receita em uma série que encontrei por acaso online. “A cozinha dos Monastérios” é produzida pela KTOTV, e pode ser assistida no site da Igreja Católica na França.
Algumas receitas da série são boas, porém nem todos os religiosos são bons cozinheiros. Na introdução de cada um dos videos tanto os padres quanto as freiras que apresentam as receitas explicam como decidiram por uma vida religiosa. Também explicam como dedicam as suas vidas às atividades simples do dia a dia como uma forma de busca pelo sagrado. É bonito. Alguns monastérios tem profissionais nas cozinhas para atender ao alto número de monges e funcionários que trabalham nas suas hortas, pomares, apiários etc. Os monastérios que aparecem na série se localizam sobretudo no norte da França. E, se você quiser visitá-los, eles estão abertos sobretudo no verão europeu.
Como estamos no Natal, e a receita desse bolo dos frades franceses me pareceu muito boa. Ela é gostosa e fácil, achei bem adequada para enfeitar a mesa da ceia. Mas, como todas as receitas doces, pode ser preparada o ano inteiro.
Clique aqui para ver o vídeo completo