Bolo inglês com passas ao rum sem manteiga

por Cozinha da Márcia

O bolo inglês com passas ao rum é uma receita de típica da  Inglaterra, e é para ser servida na hora do lanche. Além de delicioso, a sua receita resulta em um bolo com textura densa, e cheio de sabores diferentes.  O bolo de passas ao rum também é um bolo típico de Natal tanto pelo uso de especiarias quanto pela variedade de ingredientes.

Esta semana as religiões protestantes – anglicanos, luteranos, calvinistas e presbiterianos e demais denominações, iniciam as comemorações do Advento. A data marca o início da contagem regressiva para o Natal. E, embora esse ano esteja um pouco diferente para todos devido à pandemia de Covid-19, o bolo inglês com passas ao rum já pode ser testado para enfeitar a mesa no Natal.

Escolhi essa receita de bolo com passas ao rum para ser a receita do Natal na Cozinha da Marcia também por razões práticas. O seu método de preparo é muito simples e o resultado excepcional. Basta dissolver o açúcar na água com as passas e algumas especiarias, misturar com os ovos batidos, farinha e fermento. Em seguida, bate-se com uma colher de pau ou um batedor de arame só até a farinha desaparecer na massa.

A receita para a fatia de laranja que enfeita o bolo está aqui.

O resultado é um bolo denso e muito perfumado que vai ser hidratado com uma calda, nesse caso de açúcar com laranja. Mas, também pode ser molhado com rum até o Natal. Explico na receita como fazer isso.

O bolo com passas ao rum foi devorado em três dias, não sobrou nada – nem tive tempo de colocá-lo em uma caixa de plástico para molhar com rum enquanto espero o Natal. Semana que vem faço outro bolo.

Mais receitas de doces fáceis de fazer para servir no Natal

Biscoito amanteigado gigante

Panquecas de queijo parmesão

Bolo inglês com passas ao rum www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo inglês com passas ao rum

Bolo com passas ao rum é delicioso e fácil de fazer, não precisa de batedeira Artigos Bolo inglês com passas ao rum sem manteiga Natal Imprimir
Porções: 12 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Essa receita foi adaptada do site com receitas inglês Waitrose - www.waitrose.com
  • 2 saquinhos de chá preto
  • Casca de uma laranja ralada
  • 1 e 1/4 de xícara (300 ml) de água fervendo
  • 1 e 1/2 xícara (250 g) de frutas secas – passas pretas e brancas, manga, laranja, caqui ou
  • pedacinhos de amêndoas ou chocolate
  • 1/4 de xícara (60 g) de açúcar mascavo
  • 2 e 1/4 de xícara (275 g) de farinha de trigo
  • 2 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher de sopa de rum escuro
  • Para a calda
  • Suco de meia laranja
  • 3 colheres de sopa de açúcar refinado (branco)

Instruções

Primeiro coloque as frutas secas em uma tigela pequena e molhe com o rum. Deixe as frutas de molho por aproximadamente uma hora. Mexa algumas vezes para todas absorverem um pouco do rum. Ligue o forno baixo para médio, 180 graus.

Na próxima etapa a forma vai ser preparada para receber a massa do bolo inglês com passas. Forre uma forma retangular com papel manteiga, unte-a e o papel com manteiga derretida ou óleo e polvilhe com farinha de trigo. Se estiver usando uma forma redonda basta forrar e untar o fundo.

Prepare o chá com a água fervendo e os saquinhos. Deixe-os macerar por apenas dois minutinhos para o chá não ficar amargo.

Coloque o chá, o açúcar mascavo e as frutas com rum em uma panela. Aqueça até o açúcar derreter completamente e desligue o fogo. Enquanto o chá esfria, junte todos os ingredientes secos – a farinha, o sal e o fermento, em um recipiente e misture.

Bata os ovos como para omelete na tigela onde for bater o bolo, junte a mistura com o chá e a farinha, em seguida bata até misturar a farinha e obter um creme molhado.

Transfira a massa para a forma, alise a superfície e preste atenção para deixa-la com uma altura uniforme. Asse no forno quente por aproximadamente 45 minutos ou até a massa sair seca quando espetada com uma faca.

Molhe o bolo ainda morno com meia xícara de rum ou com a calda de laranja. Para preparar a calda apenas aqueça o suco com o açúcar até este derreter. Molhe o bolo ainda morno com essa calda. Molhe o bolo mais duas ou três vezes em dias seguidos antes de servir.

Para guardar esse bolo até o Natal deixe-o fechado em uma caixa de plástico até o Natal. Regue-o dia sim dia não com duas colheres de sopa de rum.

Você também pode gostar