Brócolis no vapor com queijo ralado por cima

por Cozinha da Márcia

Nada mais simples de fazer que um prato com brócolis cozidos no vapor com queijo ralado por cima. Numa tentativa de comer de um modo mais saudável preparei os brócolis para serem servidos como uma entrada vegetariana. É claro que são também um ótimo acompanhamento para servir com carne ou frango. Mas, essa não era a minha intenção.

Por cima dos brócolis cozidos no vapor distribui brotos de agrião fresquinhos para acrescentar um sabor ardido que contrasta e valoriza o seu gosto mais neutro. E, como são cozidos com pouco sal, o queijo ralado em fatias bem finas completou o sabor. Ficou perfeitamente balanceado.

Além do sabor, o prato termina de ser preparado na mesa com um fio de azeite e as fatias de queijo ralado na lâmina grossa.   Usei um queijo tipo reino que é levemente salgado e muito gostoso.

Outra receita que também pode servir de entrada é a salada de brotos de alface e abobrinha

O que são os brócolis
Da mesma família das couves, da couve-flor, da couve-de-bruxelas, e do repolho, os brócolis são fonte de fibras, ferro, e nutrientes, mas principalmente de cálcio. Imagine que podem ter até 47 mg de cálcio por cada porção de cem gramas. E, assim podem e devem ser comidos com uma certa frequência.
Brócolis cozidos no vapor www.cozinhadamarcia.com.br

Brocolis no vapor com queijo ralado

Saúde pura: brócolis no vapor com queijo ralado Artigos Brocolis no vapor com queijo ralado Diet Imprimir
Porções: 4 pessoas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 maço de brócolis
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de queijo tipo prato ou parmesão em pedaço ralado grosso
  • 1 colher de sopa de brotos de agrião
  • Azeite extra-virgem

Instruções

Primeiro prepare os brócolis - se tiver comprado um maço, corte o fio que o amarra, arranque ou corte as folhas maiores que ainda estiverem presas aos talos com o auxílio de uma faca pequena. Mas, deixe as folhas menores que são macias e intensificam o sabor.

Corte os pedaços mais duros dos talos. As partes mais macias são as flores, e também uma parte dos talos onde estão presas. Por isso, até aproximadamente quinze centímetros de comprimento ainda são  macios e devem ser preservados.

Se tive sido comprado uma embalagem já previamente lavada no supermercado, teste os talos para ver se estão inteiramente macios. Ou se for o caso, corte as pontas mais duras.

Divida as flores e os talos maiores ao meio. Não é necessário deixá-los muito pequenos Lave-os bem e acomode-os na parte de cima de uma panela que cozinha com vapor, um cuscuzeiro é ótimo para isso. Coloque água na parte de baixo da panela, tempere-a com o sal, encaixe a parte superior e cozinhe por aproximadamente vinte minutos.

Na hora de servir cubra a porção de brócolis com um pouco do queijo ralado grosso, como na foto, são essas lascas de queijo que acrescentam sal ao prato.  Espalhe os brotos de agrião por cima.

Olha o truque

Para as fatias de queijo ficarem mais longas deixe- na geladeira por algumas horas antes de ralar.

Você também pode gostar