Salada de feijão fradinho – comida da diáspora africana

por Cozinha da Márcia
Salada de feijão fradinho. Foto: Marcia Zoladz

O feijão fradinho antes de mais nada não é um feijão. Isso mesmo, ele é da mesma família das ervilhas e das favas, o seu nome científico é Vigna unguiculata. Em inglês ele é conhecido com o cowpea, ou ervilha de vaca. Chegaram ao Brasil e a Portugal com o tráfico de escravos da África. O mais interessante é que foi rapidamente aceito pelos portugueses em receitas simples como saladas ou mais ricas como cozidos misturados com carne.

Uma parte dos africanos veio da Nigéria para o Brasil. E eles trouxeram o acará, um bolinho preparado com uma  massa de feijão fradinho e cebola frito no azeite de dendê, o acarajé.

Salada de feijão fradinho. Foto: Marcia Zoladz

Salada de feijão fradinho com molho vinagrete

Imprimir
Porções: 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 xícara de feijão fradinho
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de salsa picadinha
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto

Instruções

Coloque os feijões em um escorredor de macarrão, e lave-o embaixo da água da torneira. Transfira os feijões para uma tigela bem mais alta que a quantidade de feijões, cubra com água. Lembre-se que os feijões vão inchar, e o melhor é que cresçam e continuem cobertos de água para não brotarem.

No dia seguinte,  escorra os feijões, lave-os rapidamente, e transfira-os para uma panela de pressão. Cubra com água, e cozinhe por 20 minutos após a panela pegar a pressão. Abra a panela depois de fria. Escorra a água. Tempere os feijões ainda mornos com o molho de salsa. Sirva com uma fatia grossa do pão.

Para fazer o molho bata com um mixer a salsa, o azeite, o vinagre e o sal. Se quiser prepare uma quantidade maior de molho, basta duplicar as quantidades, e guarde em um vidro com tampa na geladeira.

 

 

Você também pode gostar