Espinafre com azeitonas preparado à moda turca

por Cozinha da Márcia
Espinafre à moda turca. Foto: Marcia Zoladz

O grande segredo do espinafre preparado à moda turca estå no modo de fazer que é bem diferente do brasileiro. Aprendi essa receita recentemente em uma demonstração online feita por uma cozinheira turca. Na hora de cozinhar eles não colocam primeiro as folhas de espinafre na panela. Começam com um refogado, no caso com uma cebola cortada em fatias, e com dois ou três dentes de alho amassados aquecidos no azeite. Assim que a cebola cozinha, retiram a panela do fogo e misturam as folhas. Assim, o espinafre não solta água, e pode servir como recheio de empanadas, ou de pastéis preparados com massa folheada.

 

Espinafre à moda turca. Foto: Marcia Zoladz

Espinafre refogado com azeitonas

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 molho de espinafre
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola descascada e cortada em anéis
  • 12 azeitonas pretas pequenas, chamadas de portuguesas
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou de óleo de girassol

Instruções

Solte as folhas de espinafre dos talos. Normalmente eu uso uma tesoura para cortá-las. Lave-as rapidamente em um recipiente com bastante água, escorra bem, e seque-as com um pano de prato.

Aqueça o azeite em uma panela, acrescente a cebola e os dentes de alho descascado. Quando a cebola cozinhar, mas ainda estiver firme, junte as azeitonas, misture algumas vezes para aquecê-las, e retire a panela do fogo. Junte as folhas de espinafre ao refogado, misturando até o azeite besuntar todas as folhas de espinafre.

Não tampe a panela para impedir que o espinafre solte água. Tempere com pouco sal. E sirva como acompanhamento em uma refeição.

O espinafre preparado da mesma maneira também pode ser utilizado para rechear pasteis ou tortinhas individuais.

Olha o truque

Azeite de oliva ou óleo de girassol – as receitas de origem turca ou árabes costumam utilizar tanto o óleo de oliva quanto o de girassól. Muito popular na região, não tem o sabor marcado como o do azeite de oliva é utilizado em bolos, e em massas para doces e salgados. Experimente usá-lo quando preparar bolos e massas nas quais utiliza óleo de soja.

Você também pode gostar