A tortilha ou fritada de batatas é uma receita muito popular na Espanha. A mais tradicional é preparada apenas com batatas e ovos. Embora também possa ser feita com outros ingredientes como a nossa fritada. O seu sabor é bem suave, e também é pouco gordurosa. Geralmente é servida fria como um aperitivo em bares e restaurantes.
No Brasil temos um prato semelhante ao qual chamamos de fritada. E eu acabei falando da tortilha porque utilizei o seu modo de fazer na fritada de batatas. Só que mais temperada.
Normalmente quando falamos de fritada nos referimos a uma omelete espessa. Preparado com muitos ovos, serve sobretudo como um aproveitamento para as sobrinhas da geladeira. Raramente fazemos uma fritada especialmente para servi-la no almoço. Como mostro na receita a seguir, a fritada de batatas também pode ser preparada sem as sobrinhas. Quer dizer, utilizando ingredientes escolhidos de acordo com a ocasião.
No Brasil temos uma especialidade regional que é a frigideira. É uma fritada típica preparada a partir do estado do Espírito Santo até o Nordeste. No entanto, é mais conhecida como um prato da Bahia. Ela é preparada com camarões, e com guaiamuns – que são os caranguejos de casca azul. Também entre seus ingredientes o azeite de dendê, e leite de coco. Ela é considerada uma iguaria quando é feita com siri mole.
O que é o siri mole? O siri é obrigado a trocar algumas vezes a sua carapaça enquanto cresce. E é durante estágio intermediário, enquanto a nova casca ainda não endureceu, que é chamado de siri mole. Nessa fase é preparado de diversas maneiras, frito, em moquecas ou em frigideiras.