Peito de frango com tempero de maracujá

por Cozinha da Márcia

A receita do peito de frango com tempero de maracujá é um bom exemplo de como se pode usar o suco da fruta em um prato salgado. E o suco ainda tem uma vantagem comparado ao do limão – como  a quantidade de açúcar da  polpa é maior, ela ajuda a formar uma crosta bem dourada por fora.

Muitas vezes esquecemos que um maracujá quase equivale a um limão na hora de temperar peixes e aves. Embora, com  teor de acidez menor que o de um limão. Porém, ainda assim a sua acidez é suficiente para o utilizar em temperos para aves e peixes. O peito de frango com tempero de maracujá é um bom exemplo.

O maracujá comum que utilizamos em sorvetes e sucos de frutas também é chamado de maracujá azedo. A cor de sua casca indica o grau de amadurecimento de cada fruta. Escolha maracujás que ainda tem parte da fruta lisinha, e com muitas pintas,  para  temperos  ou  molhos de  salada. Não utilize as frutas com a casca amassada, porque estão bem maduras. Porém não estão podres. Elas tem maior teor de açúcar e são menos ácidas, logo são boas para sucos.

Um pouco mais sobre o maracujá – fruta nativa do Brasil, além de suas propriedades calmantes também é fonte importante de viatminas A, B, e C. A sua polpa tem uma quantidade grande de sais minerais, principalmente o potássio, que é importante para o bom funcionamento dos músculos no nosso corpo.

Atenção! Não prepare chás com as folhas do maracujá, é que elas contém a mesma substância venenosa das folhas da mandioca  – o ácido cianídrico.

Peito de frango com tempero de maracujá. Foto: Marcia Zoladz

Peito de frango desossado com tempero de maracujá

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 4 pessoas
  • 6 metades de peito de frango sem osso, não são os filés finos
  • 1 maracujá azedo com a casca levemente pintada
  • 1 / 2 limão tahiti com a casca e sem as sementes
  • 1 cm de raiz de gengibre fresco descascado
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 1 / 2 colher de chá de pimenta-do-reino
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de óleo para grelhar
  • Molho para acompanhar – opcional
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 / 2 xícara de vinho branco
  • 1 / 2 xícara de creme de leite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Instruções

Bata no liquidificador o gengibre com o limão e a polpa do maracujá, junte a água, a pimenta e o sal. Pulse algumas vezes, e transfira para um recipiente que possa acomodar os peitos de frango bem próximos um dos outros. Coloque os peitos de frango sobre o tempero.. E, deixe-os de molho por até aproximadamente duas horas. Gire algumas vezes para temperar bem dos dois lados.

Aqueça uma chapa de ferro até ficar muito quente. Unte-a com o óleo. Doure os peitos de frango dos dois lados, abaixe o fogo um pouco para cozinharem um pouco por dentro. No total dourei dez minutos de cada lado antes de abaixar o fogo. Os peitos de frango demoram ainda mais aproximadamente vinte minutos no fogo baixo até estarem cozidos. Não deixe que cozinhem demais.

Retire do fogo, tempere com mais sal e pimenta a gosto.

Utilize o tempero dos peitos de frango para preparar um molho. A quantidade é pequena mesmo, serve apenas para molhar as fatias no prato.

Primeiro peneire o tempero onde os peitos de frango ficaram de molho sobre uma panela pequena, assim o molho ficará sem resíduos de limão, maracujá e de frango.

Aqueça esse líquido no fogo baixo. Quando começar a ferver, acrescente o vinho. E quando ferver novamente com bolinhas bem pequenas, misture a manteiga até derreter. Ferva por mais dois ou tres minutos. Junte o creme de leite e acerte o sal e a pimenta.

Sirva o frango cortado em fatias grossas como se fosse um rosbife junto com arroz, o molho de maracujá e beterrabas assadas no forno.

 

Você também pode gostar