Bombons de chocolate com granola

por Cozinha da Márcia

Nhac! Prepare em pouco tempo deliciosos bombons de chocolate com granola! A receita é fácil, e você pode preparar com a ajuda das crianças da casa. O sabor pode variar de acordo com o tipo de granola, e também com o tipo de chocolate. A receita é a mesma para bombons com chocolate amargo e chocolate branco. O chocolate ao leite não fica muito durinho, por isso não recomendo. E se quiser caprichar em  uma festa infantil experimente os bombons de chocolate e granola com chocolate branco misturado com uma gota de corante em gel ao chocolate para obter bombons coloridos.

Bombons de chocolate com granola. Foto: Marcia Zoladz

Bombons de chocolate com granola

Imprimir
Porções: 36 unidades Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 150 g de granola de sua predileção
  • 250 g de chocolate amargo em barra
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Papel manteiga ou tapetinho de silicone

Instruções

Essa receita é um sucesso instantâneo, as crianças adoram e você pode preparar uma versão um pouco mais sofisticada misturando pedaços de chocolates com proporções diferentes de cacau. Eu misturei uma parte de chocolate amargo com 85% de cacau com um pouco de chocolate meio amargo.

Pique ou rale o chocolate. Derreta-o no banho-maria, com o fogo muito baixo. Quando o chocolate estiver totalmente derretido, retire-o do banho maria, e sem parar de mexer acrescente a baunilha ou se quiser substitua por conhaque ou um licor de laranja como o Cointreau.

Veja nas notas ao final da receita como temperar o chocolate em casa para ele ficar bem brilhoso.

Junte a granola. Envolva toda a granola no chocolate.

Faça montinhos com o chocolate sobre uma folha de papel manteiga ou tapete de silicone, deixe secar bem por uma ou duas horas na geladeira, retire e deixe  acabar de secar. Para facilitar o trabalho e obter porções com o mesmo tamanho utilize um boleador de sorvete.

Guarde os bombons em uma lata com tampa forrada de papel manteiga. Arrume as  camadas de bombons intercaladas por folhas de papel para protegê-los.

Olha o truque

O chocolate amargo, usado por confeiteiros, precisa ser temperado antes de ser usado para não ficar sem brilho, e com manchas brancas depois de frio. Temperar quer dizer tratar a massa de chocolate derretida. Primeiro derreta o chocolate no banho-maria. Em seguida, coloque a panela com o chocolate em uma tijela com um monte de gelo para abaixar a temperatura. Mexa sem parar até ele ficar com a mesma temperatura do corpo. Pingue umas gotas nas costas da mão para testar. Aqueça novamente até ficar bem quente e brilhoso. Não deixe ferver, chocolate detesta temperaturas altas.

Você também pode gostar