Receita de gnocchi de batatas leves como uma nuvem

por Cozinha da Márcia

A receita de gnocchi de batata a seguir é muito simples. E, apesar de não ter uma medida exata, são três batatas e farinha quanto baste. E esse é o segredo que ensino a seguir. O gnocchi de batatas precisa ser leve, porém não pode desmanchar na água onde cozinha.

A receita mistura as instruções do livro do Peregrino Artusi, A ciência na cozinha, e o livro de Marcela Hazan, Cozinha italiana tradicional, à venda que no site da Estante Virtual.

Gnocchi de batatas. Foto: Marcia Zoladz

Gnocchi de batatas

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 batatas tipo asterix – aproximadamente 400 g
  • 3 / 4 de xícara de farinha de trigo
  • Sal
  • Azeite
  • Queijo parmesão ralado

Instruções

Descasque as batatas e cozinhe-as em bastante água por aproximadamente vinte minutos. Espete-as com uma faca para ver se estão macias. Escorra a água onde cozinharam, e coloque-as em um espremedor de batatas.

Esprema as batatas sobre uma superfície polvilhada muito de leve com farinha de trigo. Faça um monte com as batatas espremidas, espalhe metade da farinha em volta. Trabalhe com as duas mãos para incorporar a farinha às batatas. Polvilhe mais de uma vez a superfície com farinha de trigo. Atenção, a farinha não vai ser toda utilizada. Trabalhe a massa acrescentando um pouco de mais farinha até obter uma massa compacta, porém macia o bastante para fazer pequenas cobrinhas com 1 cm de altura com as mãos.

Corte as cobrinhas em  quadrados com aproximadamente 1,5 cm de comprimento.

Agora vem a parte mais importante que é enrolar os gnocchis. Primeiro coloque uma panela com água mais ou menos na metade de sua altura. Ligue o fogo, e prepare os gnocchis enquanto aguarda a água ferver.

Os quadradinhos de massa precisam ser enrolados. Abra um pano de prato e polvilhe-o com  farinha de trigo. Utilize uma tábua especial para enrolar os gnocchis. Ela tem uma série de ranhuras que  deixa cada um dos gnocchi com listinhas marcadas, e também ajuda a deixá-los como pequenos cilindros. Eu a comprei na Amazon, mas o Shoppee, o Mercado Livro e o Magalu também vendem.

Coloque cada pedaço de massa na tabuinha polvilhada com farinha, e aperte a massa com os dedos indicador e meedio bem juntinhos. Puxe a massa na sua direção, e ajude como dois dedos da mão esquerda. Quanto maior a pressão contra a tabuinha e jeito rápido de empurrar a massa mais os gnocchis ficarão com o formato correto.

Acrescente uma colher de chá de sal na água fervendo e acrescente oito gnocchis de cada vez à água. Eles ficam prontos entre 20 e 30 segundos, e sobem para a superfície da água. Retire-os rapidamente da água e transfira-os para uma tigela com três ou quatro colheres de sopa de azeite.

Sirva com o molho de macarrão preferido polvilhado com queijo parmesão.

Você também pode gostar