Acabei de chegar de uma viagem à Itália na qual eu vi muitas lojas vendendo pedaços de pizza retangulares ou quadrados. Na hora de comprar, você escolhe o tamanho que quer comer, eles cortam pesam, e dizem o preço. Elas são mais vendidas como fast-food do que em restaurantes.
A qualidade das massa das pizzas na Itália é muito valorizada. E, por isso é comum ter pizzas sem queijo, ou com muito pouca cobertura. Inclusive, tem uma especialidade em Roma – a pizza branca, que é temperada apenas com azeite e alecrim. Você sempre vê a massa.
As farinhas utilizadas nas massas também variam. Na Itália, a farinha de trigo utilizada para as pizzas é mais macia, do tipo zero-zero. É a mais macia, mas também utilizam o trigo integral, e o farro. Na foto, é possível ver algumas variações de recheio, e a massa de uma delas é preta por que a massa foi preparada com uma mistura de farinha de trigo e carvão ativado.
Clique aqui para saber mais sobre o farro
A receita a seguir é para uma massa de pizza preparada com um método que também é utilizado para preparar pão. E um pouco diferente, porque a mistura utiliza a mesma quantidade de farinha e de água.