Pizza retangular para comer na rua

por Cozinha da Márcia
Pizza em Florença. Foto: Marcia Zoladz

Acabei de chegar de uma viagem à Itália na qual eu vi muitas lojas vendendo pedaços de pizza retangulares ou quadrados.  Na hora de comprar, você escolhe o tamanho que quer comer, eles cortam pesam, e dizem o preço. Elas são mais vendidas como fast-food do que em restaurantes.

A qualidade das massa das pizzas na Itália é muito  valorizada. E, por isso é comum ter pizzas sem queijo, ou com muito pouca cobertura.  Inclusive, tem uma especialidade em Roma – a pizza branca, que é temperada apenas com azeite e alecrim.  Você sempre vê a massa.

As farinhas utilizadas nas massas também variam. Na Itália, a farinha de trigo utilizada para as pizzas é mais macia, do tipo zero-zero.  É a mais macia, mas também utilizam o trigo integral, e o farro. Na foto, é possível ver algumas variações de recheio, e a massa de uma delas é preta por que a massa foi preparada com uma mistura de farinha de trigo e carvão ativado.

Clique aqui para saber mais sobre o farro

Pizza feita em casa. Foto: Marcia ZoladzPizza retangular. Foto:Marcia Zoladz

 

A receita a seguir é para uma massa de pizza preparada com um método que também é utilizado para preparar pão. E um pouco diferente, porque a mistura utiliza a mesma quantidade de farinha e de água.

 

Pizza em Florença. Foto: Marcia Zoladz

Massa de pizza retangular

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • A receita a seguir pode ser multiplicada
  • 350 g | 3 xícaras de farinha de trigo tipo zero-zero, ou se não encontrar utilize farinha de trigo premium
  • 5 g de sal
  • 5 g | 1 / 2 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 350 ml | aprox. 1 e 1 / 2 xícara de água gelada
  • 1 assadeira de alumínio com 24 cm x 34 cm - o tamanho pode ser um pouco maior -mas, não utilize um menor, para a massa deve ficar bem fina

Instruções

Essa massa não é muito sovada. Misture a farinha, o sal, e o fermento biológico seco em um recipiente. Faça um rebaixo no centro, e acrescente a água aos poucos, sempre misturando com a ponta dos dedos. O objetivo é primeiro umedecer a farinha e misturar todos os ingredientes. Aos pouco, comece a empurrar a massa que vai se formando para o fundo da tigela, gire a tigela e empurre novamente. Faça esse movimento diversas vezes, até a massa soltar totalmente do fundo da tigela. Cubra a massa e deixe-a descansar por quatro a cinco horas. Ela vai crescer e ao mesmo tempo o glúten na farinha vai relaxar, e a massa ficarea macia.

Após esse tempo, abra a massa em um retângulo bem grande sobre uma superfície levemente enfarinhada.

Dobre as pontas externas do lado maior até se encontrarem no meio, e dobre-as novamente para obter um retnagulo. Enrole a massa e abra-a novamente e enrole-a mais uma ou duas  vezes. Utilize as mãos levemente enfarinhadas, a massa fica bem molhada, se estiver em dúvida passe um pouco de farinha nas palmas das mãos, apenas para poder manuseá-la.

Faça uma bola com a massa e guarde em um recipiente com tampa na geladeira por pelo menos uma noite. Pode deixá-la até 24 horas descansando.

No dia seguinte, retire a massa da geladeira, e deixe-a de fora até estar totalmente em temperatura ambiente. Não se assuste, a massa na geladeira ela dorme e não cresce. Porém volta a crescer assim que o calor acorda o fermento.

Estique a massa com as mãos puxando até obter um retangulo. Coloque a massa na assadeira levemente untada com azeite e polvilhada com bem pouca farinha. Distribrua um pouco de molho de tomate por cima, e em seguida coloque a cobertura de sua preferência. Ou, se preferir, faça como na foto  – polvilhe por cima  apenas azeite e orégano seco.

Você também pode gostar