Tarte Tatin é a torta de maçã super fácil

por Cozinha da Márcia

Tarte Tatin é uma torta de maçã assada com as frutas em contato direto com o fundo da assadeira, e cobertas com uma massa folheada. As maçãs são carameladas na calda de açúcar com um pouco de manteiga. E a massa, pelo menos nesse caso, eu comprei pronta. Portanto, eu apenas descasquei as maçãs, as cortei ao meio e as arrumei na forma. Não deu nenhum trabalho.

Esse tipo de torta invertida, com as maçãs por baixo da massa, é chamada de Tatin, que era o sobrenome das donas do restaurante francês onde a serviam. Atribuem a sua invenção a um erro ou ao acaso das cozinheiras. Pode ser, mas pessoalmente acredito que criaram a Tarte Tatin em um momento de inspiração. No entanto, a receita é típica do século XIX. Tanto as tortas quanto os bolos com as frutas em contato direto com o açúcar espalhado no fundo da forma eram um modo fácil de aproveitar o excesso de frutas do quintal. Os norte-americanos tem a mesma receita com abacaxi ou com cranberries e mirtilos. Você também pode preparar a mesma receita com peras ou com mangas.

Essa é uma das minhas receitas prediletas, e por isso eu a indico sempre!

Tarte Tatin. Foto: Marcia Zoladz

Tarte Tatin – torta de maçã caramelada

Imprimir
Porções: 8 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 / 4 de xícara | 200 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa cheias | 50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 6 maçãs fuji descascadas e sem o miolo duro cortadas ao meio
  • 500 g | 1 pacote de massa folheada comprada pronta
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 forma com 22 centímetros, com 3 centímetros de altura, e com o fundo fixo

Instruções

Se a massa folheada estiver congelada deixe-a na geladeira de um dia para o outro.

Eu utilizei oito maçãs fuji pequenas, aquelas vendidas em um saco plástico nos mercados. Primeiro prepare as maçãs: descasque-as, corte-as ao meio, retire as sementes e o miolo duro. Besunte a forma da torta com a manteiga, utilize as costas de uma colher de sopa. Não é preciso fazer uma camada uniforme.

No fogo baixo – derreta o açúcar com 3 colheres de água. Mexa algumas vezes para ajudar o açúcar a derreter. Levante a panela do fogo quando o açúcar começar a dourar. Mexa-a suavemente para a cor dourada do caramelo se espalhar de modo homogêneo. Quando atingir uma cor dourada levemente castanha despeje na forma da torta.

Arrume as metades das maçãs de barriga para cima na forma. Elas precisam ficar apertadas. Se for preciso acrescente mais uma ou duas metades de maçã. Polvilhe com a canela.

Cubra as maçãs com a massa folheada. Não estique a massa se a largura das folhas forem menores que o diâmetro do folha. Apenas complete essa "tampa"de massa com pedaços de tamanhos diferentes até cobrir todas as maçãs. Em seguida, enfie a massa em toda a lateral da forma para segurar as maçãs no lugar.

Asse no forno alto a 180 ou 200 graus por aproximadamente uma hora. Até a massa folheada ficar dourada. Aguarde dez minutos, passe uma faca à toda volta da forma, cubra a torta com o prato onde vai ser servida, e aperte o prato e a forma com um pano de prato. Vire a torta de uma vez, até a forma ficar por cima. Levante a forma delicadamente com a ajuda de uma faca.

Sirva com creme de leite ou sorvete.

Olha o truque

Normalmente a Tarte Tatin é servida com creme chantili ou com sorvete de baunilha. Eu gosto muito de servi-la com sorvete de limão ou de maracujá. A acidez dos sorvetes de frutas completa bem o sabor das maçãs assadas na calda de caramelo.

Você também pode gostar