Dois métodos para esterilizar vidros para conservas

por Cozinha da Márcia

A seguir estão dois métodos para esterilizar vidros para conservas como geleias e picles feitos em casa.  Os vidros e as tampas utilizados para guardar conservas precisam ser esterilizados antes de serem utilizados. Assim, evita-se a contaminação dos alimentos conservados. Ao mesmo tempo, a esterilização dos vidros para conservas evita que o conteúdo dos vidros estraguem rapidamente.

A seguir estão dois métodos para esterilizar vidros para conserva, porém eles são apenas para aquelas a serem acondicionadas na geladeira. Quer dizer, serve apenas para aquelas preparadas em pequena quantidade como dois vidros de geleia de frutas ou pickles.

A minha receita predileta de picles de pepinos ao modo de Nova Iorque

Veja aqui algumas receitas de geleias da Cozinha da Marcia.

Receita de tangerinas e goji berries.

Método 1 – Na água fervendo

Em uma panela grande ferva água o suficiente para deixar os vidros de conserva a serem a esterilizados totalmente coberto. Mergulhe cada vidro, ou mais de um ao mesmo tempo, na água fervendo por cinco minutos. Escorra a água, e com a ajuda de um pano, para não se queimar, retire os vidros. Coloque os vidros para secar com o bocal virado para baixo, se possível sobre uma grade ou um pano de prato.

Método 2 – No forno de micro-ondas

Esse método de esterilização pode ser utilizado em mais de um vidro ao mesmo tempo. Coloque cinco centímetros de água em cada vidro, e deixe -os por cinco minutos no forno de micro-ondas ligado em potência alta. Escorra a água,  e deixe que sequem com o bocal virado para baixo, sobre uma grade.

Os vidros precisam sempre ser esterilizados a cada vez antes de serem utilizados. Não se deve deixá-los esterilizados previamente guardados, por exemplo, uma semana antes de serem usados, uma vez que  que voltam a se contaminar.

Você também pode gostar