Bolo Formiga com chocolate belga

por Cozinha da Márcia

O tradicional bolo formiga com chocolate belga amargo ou meio amargo é muito mais gostoso. Ainda que qualquer tipo de chocolate possa ser usado – eu recomendo dois em particular. Um é o chocolate Diamante Negro, os pedacinhos crocantes dão mais enriquecem a textura do bolo. Outra opção também muito gostosa é acrescentar uma barra de chocolate com sabor de laranja quebrada. O importante é entender que o chocolate amargo ralado (ou outros como sugeri) usado na massa do bolo cria uma nova gama de sabores bem mais refinados do que o chocolate granulado tradicional – as formigas. E, por isso, o bolo formiga com chocolate belga também fica um pouco menos doce.

Variações na massa

A receita do bolo formiga com chocolate belga também pode ser preparada com azeite no lugar da manteiga. Ou ainda com maior quantidade de chocolate deixando o bolo mais molhado e com  gosto mais forte de chocolate. Uma colher de casca de laranja ralada no lugar de usar essência de baunilha também combina com o sabor do chocolate.

A fim de tornar o sabor de um bolo um pouco diferente da receita original é importante pensar nos sabores novos como se fosse camadas. Como o aroma – o cheiro da massa e o seu sabor vão ser apreciados aos poucos na boca. Alguns sabores aparecem no começo, logo na primeira mordida. Outros ainda ficam na língua depois de termos engolido o pedaço do bolo.

Prepare também um bolo macio de chocolate branco

www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo Formiga com chocolate belga

O tradicional bolo formiga com chocolate belga amargo ou meio amargo é muito mais gostoso. Ainda que qualquer tipo de chocolate possa… Chocolate Bolo para o lanche European Imprimir
Porções: 20 fatias finas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Forma com 24 cm de diâmetro
  • 3 ovos
  • 1 e 1 / 2 xícara de açúcar
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 / 4 de xícara de azeite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1 / 2 colher de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 / 4 de xícara de leite
  • 1 / 2 xícara de chocolate granulado

Instruções

Na batedeira, bata os ovos com o sal e o açúcar até obter uma gemada uniforme. Acrescente o azeite em fio sem parar de bater. Siga batendo até a massa de ovos absorver o azeite.

Abaixe a velocidade da batedeira e junte aos poucos a farinha e a baunilha. Por último, acrescente o leite com cuidado para a massa não ficar muito mole. Talvez não seja necessário usar todo o leite, a massa pode ficar mais ou menos mole de acordo com o tamanho dos ovos.  A textura correta da massa é macia, porém com a consistência ainda grossa. Por último, desligue a batedeira, e usando uma espátula, misture o chocolate cortado em pedacinhos ou, se preferir, ralado com a parte mais grossa de um ralador.

Veja mais receitas com chocolate na Cozinha da Marcia

Transfira a massa do bolo para uma forma sem canudo no centro untada com azeite e polvilhada com farinha de trigo. Asse o bolo no forno médio, a 200 o C, por aproximadamente 40 minutos.

Olha o truque

Os chocolates premium tem uma proporção maior de cacau na sua composição que nos chocolates ao leite. Eles podem ser encontrados em lojas que vendem produtos para confeitarias e padarias. Existem várias marcas com diferentes qualidades.

Você também pode gostar