Bolo puxa de chocolate branco com alecrim

por Cozinha da Márcia

É um bolo brownie, só que no lugar de utilizar  chocolate ao leite ou amargo, utiliza-se chocolate branco. Para aromatizar o bolo puxa de chocolate branco coloca-se um galho de alecrim. E é com o chocolate branco que muda tudo. Primeiro porque o chocolate branco não é exatamente chocolate, e sim uma mistura que contem uma boa porção de manteiga de cacao, misturada com açúcar e mais algum emulsificante, quer dizer um produto utilizado para deixar a sua textura mais macia e untuosa. Isso influi na textura o bolo, deixando-o macio, e fica ótimo.

Experimentei mais de uma receita até chegar nas proporções corretas, e como as quantidades dos ingredientes são bem pequenas, rendem uma forma de bolo inglês, dessas de papelão compradas em lojas de produtos para festas. O bolo pode ser preparado para um jantar para 4 ou 6 pessoas como acompanhamento para um sorvete ou doce em calda. Como o tamanho é relativamente pequeno, ele acaba logo, e assim pode-se preparar outro bolo fresquinho.

Como a sua textura é macia e meio puxa-puxa, o melhor jeito de cortar as fatias do bolo sem amassá-las é ou com uma faca com a lâmina serrilhada ou bem afiada. Segure o bolo  contra a superfície onde está apoiado, e comece a cortar com a faca ligeiramente.

@cozinhadamarcia sugere também um bolo brownie para servir junto com o bolo puxa de chocolate branco

Bolo puxa de chocolate branco www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo puxa de chocolate branco com alecrim

Bolo puxa de chocolate branco aromatizado com alecrim para servir com sorvete ou abacaxi caramelado Receitas Bolo para sobremesa Americana Imprimir
Porções: 12 fatias Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 envelope de açúcar vanilina ou 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 120 g de farinha de trigo
  • 120 g de manteiga
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 100 g de açúcar
  • 180 g de chocolate branco – utilizei umas pastilhas de chocolate branco, podem ser encontradas em fornecedores profissionais
  • 1 galho de alecrim
  • 1 / 2 colher de sopa de casca de limão taiti ralada

Instruções

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.

Bata uma gemada com os dois ovos, o açúcar e o açúcar vanilina.

Junte o chocolate e a manteiga já bem dissolvidos, a mistura deve estar bem morna para não cozinhar a gemada. E por fim, junte a farinha misturada com o sal e o fermento em pó à massa de ovos e chocolate.

Mexa delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para incorporar a farinha. Polvilhe a casca de limão ralada, misture mais uma ou duas vezes e transfira a massa para a forma escolhida.

Asse por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno, e quando estiver quase frio, passe uma faca sem ponta em volta do bolo para soltar da forma, corte a forma com uma tesoura, passe uma faca por baixo para soltar o bolo do fundo da forma e transfira para o prato onde for servir.

Eu utilizei uma forma de papel pardo descartável, porque não precisa ser untada nem polvilhada com farinha.  Para quem for utilizar uma forma de alumínio: unte a forma com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo antes de transferir a massa. Também pode forrar o fundo da forma com papel manteiga para garantir que o bolo não vai grude no fundo. Fica bem mais fácil soltar o bolo da forma. Sirva com sorvete de fruta ou com fatias de abacaxi grelhadas com um pouco de açúcar.

Você também pode gostar