Nhoque de inhame também conhecido como cará

por Cozinha da Márcia
Nhoque de inhame. Foto: Marcia Zoladz

A receita de nhoque de inhame é um pouco diferente porque utiliza uma raiz que chegou ao Brasil no começo da colonização no século  XVI. Ela é diferente da receita italiana apenas com farinha ou com farinha e batata. Como o seu sabor é levemente amendoado combina muito bem com molhos com vegetais e um pouquinho de molho soja.  Para caprichar, acompanhe os nhoques de inhame com costeletas de cordeiro, ou com medalhões de filé mignon de porco.

Inhame ou cará? Para começar quero explicar a diferença entre inhame e o cará (de acordo com a Embrapa). É que no Brasil, de acordo com a região, há algumas vezes uma inversão dos nomes.

O inhame, em inglês chama-se yam, também veio da África Ocidental, e pode ser uma variação do nome que os africanos escravizados no Brasil davam à raiz. Ele é parte da família das Dioscoreas, um grupo enorme de plantas que eu menciono  aqui porque algumas delas ão venenosas,

Veja aqui a foto e a descrição correta feita pela EMBRAPA.

O cará, é a raiz com fiapos na casca, em inglês é chamado de taro,  é de origem é asiática, mas também já estava na África e nas Américas no século XVI.

Enfim, nem preciso dizer, que essa é uma explicação simplificada.

Veja aqui a foto e a descrição correta feita pela EMBRAPA.

 

Nhoque de inhame. Foto: Marcia Zoladz

Nhoque de inhame (chamado como cará em algumas regiões do Brasil)

Imprimir
Porções: 4 a 6 porções pequenas Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 360 g de inhame (em Minas Gerais conhecido como cará)
  • 1 batata comum
  • 100 g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo misturado
  • 1 colher de sopa de cebolinha picada muito, mas muito, pequena
  • Água fervendo com duas colheres de chá de sal para cozinhar
  • os nhoques
  • 1 colher de sopa de óleo de girassol, se não tiver utilize azeite de oliva

Instruções

Corte as pontas e descasque os inhames. Cozinhe-os no vapor com a batata com a casca até ficarem bem macios. Descasque a batata ainda quente.

Passe-os, ainda quentes, por um espremedor de batatas, ou rale-as sobre uma superfície polvilhada com farinha. Não utilize um  processador de alimentos porque o amido contido nos inhames e na batata quando batidos os deixa cremosos, o que não permite enrolar os nhoques, eles desmancharão  enquanto cozinham.

Corte a cebolinha com uma tesoura e misture-a à farinha.

Amasse-os  com um garfo, acrescente a farinha com a cebolinha, o sal, e o ovo já misturado com o garfo, siga amassando com um garfo até começar a formar uma massa meio grosseira. A partir daí, utilize as mãos, estique e recolha a massa algumas vezes até que a textura fique bem homogênea. Não é necessário fazer muita força.

Se a massa estiver muito mole,  acrescente mais farinha, aos poucos. Ou, se a massa estiver seca amasse-a com as mãos levemente molhadas.

Cubra a massa  com um pano, e deixe-a descansar por aproximadamente 20  minutos.

Corte pedaços da massa, faça rolinhos com 2,5  centímetros de altura. Atenção, a superficie precisa estar  um pouco mais polvilhada de farinha para o rolinho de massa não grudar.

Você pode apenas cortá-los com uma faca em pedacinhos com dois a três centímetros de comprimento.

Mas, também pode usar um tábua com ranhuras para prepará-los como os da foto, para deixá-los com esses rebaixos na massa. Essas ranhuras são importantes porque ajudam a segurar o molho nos nhoques.

Veja aqui onde você pode comprar a tabuinha de fazer nhoque 

Como fazer o rebaixo:

1 - aperte o pedacinho de massa com o  dedo polegar contra a tabuinha com as ranhuras ao mesmo tempo que a empurra com o indicador da outra mão, assim o quadradinho vai ficar arredondado como um tubo. Treine fazer isso com uma certa velocidade para a  massa  não grudar nas ranhuras;

2 - transfira cada um dos nhoques para uma tábua enfarinhada. Tem gente que gosta de polvihar um pano de prato com farinha no lugar de usar uma tábua. Já fiz isso algumas vezes, e gosto bastante.

Para cozinhá-los aqueça bastante água em uma panela. Quando ferver coloque mais ou menos  10 a  15 unidades por vez na panela. Depois que eles subirem, cozinhe-os por três minutos, e transfira-os com uma escumadeira para uma travessa com o molho com o qual irá servi-los.

Olha o truque

Nhoques de inhame combinam com picadinho, com molho de beringela, com molho de abobrinha ralada refogada com cebola, e molho de tomate. As carnes podem ser grelhadas. Para servir com costeletas de cordeiro ou medalhão ded filé mignon suíno, doure-os em uma mistura de óleo vegetal e duas colheres de chá de manteiga, retire-os, e acrescente na frigideira meia xícara de vinho branco, sal e pimenta a gosto. Apenas misture, sem esfregar muito o fundo da frigideira. Regue as fatias de carne com esse molhinho.

Você também pode gostar