A receita de nhoque de inhame é um pouco diferente porque utiliza uma raiz que chegou ao Brasil no começo da colonização no século XVI. Ela é diferente da receita italiana apenas com farinha ou com farinha e batata. Como o seu sabor é levemente amendoado combina muito bem com molhos com vegetais e um pouquinho de molho soja. Para caprichar, acompanhe os nhoques de inhame com costeletas de cordeiro, ou com medalhões de filé mignon de porco.
Inhame ou cará? Para começar quero explicar a diferença entre inhame e o cará (de acordo com a Embrapa). É que no Brasil, de acordo com a região, há algumas vezes uma inversão dos nomes.
O inhame, em inglês chama-se yam, também veio da África Ocidental, e pode ser uma variação do nome que os africanos escravizados no Brasil davam à raiz. Ele é parte da família das Dioscoreas, um grupo enorme de plantas que eu menciono aqui porque algumas delas ão venenosas,
Veja aqui a foto e a descrição correta feita pela EMBRAPA.
O cará, é a raiz com fiapos na casca, em inglês é chamado de taro, é de origem é asiática, mas também já estava na África e nas Américas no século XVI.
Enfim, nem preciso dizer, que essa é uma explicação simplificada.
Veja aqui a foto e a descrição correta feita pela EMBRAPA.