Carne de panela com vinho tinto

por Cozinha da Márcia
Carne de panela. Fot: Marcia Zoladz

A carne de panela utilizada foi lagarto. Como eu raramente cozinho um pedaço grande de carne em uma panela, prefiro assá-las no forno, achei que deveria experimentar essa receita. Em geral, eu preparo a carne vermelha cortadas em bifes, acompanhadas com algum molho como o de mostarda ou o de tomate.

Clique no link para ver qual é o melhor modo de preparar as diferentes partes do boi.

Para essa receita eu temperei o lagarto com vinho tinto, alho, cebola, sal, pimenta do reino, e uma pitada de canela (veja os detalhes na  receita a seguir). Não exagerei nos temperos para o sabor ficar mais suave. E, deixei a carne coberta por esse tempero na geladeira por um dia e meio. Só então ela foi para a panela de pressão para cozinhar. O resultado ficou muito bom, com o sabor suave.

Carne de panela. Fot: Marcia Zoladz

Carne de panela com vinho tinto

Imprimir
Porções: 8 a 10 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1,2 kg de lagarto
  • 1 colher de chá
  • 1 colher de chá de primenta do reino moída na hora
  • 1 / 2 l de vinho tinto ( 2 xícaras)
  • 1 / 2 lata de tomates pelados
  • 1/ 4 de colher de chá de canela em pó
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de chá de manteiga ou margarina
  • 1 colher de chá de farinha de trigo peneirada - sim, precisa ser peneirada, o que faz toda a diferença na hora de engrossar o molho
  • 1 panela de pressão

Instruções

Descasque a cebola e os dentes de alho. Pique-os juntos até a cebola ficar em pedaços bem pequenos. Misture o sal e a pimenta do reino com uma xícara de vinho tinto. Coloque a carne em uma recipiente com tampa, e distribua o vinho temperaddo por cima. Espalhe um pouco das cebolas picadas por baixo do lagarto. Cubra, e guarde na geladeira. Vire-a uma ou duas vezes antes de prepará-la.

Doure o lagarto  no óleo bem quente, em seguida acrescente o tempero com o vinho, o resto do vinho, e acrescente uma xícara de água. Acrescente os tomates pelados, e tampe a panela de pressão. Conte 30 minutos após a panela pegar a pressão para só então desligar o fogo. Não tente abrir a panela antes dela estar realmente fria porque desse modo a carne continuará a cozinhar em uma temperatura baixa. A carne também precisa da umidade que ficou armazenada na panela para terminar de cozinhar.

Abra a panela,  e prove a carne. Se ainda estiver dura, acrescente mais uma xícara de água, e cozinhe-a por mais 20 minutos no fogo baixo. A panela deve ficar parcialmente coberta,  Esse tempo pode variar de acordo o tamanho  da panela. Se for  preciso acrescente mais um pouco de água.

Quanto ao molho na panela, e aqui só é possível definir 'no olho', deverá ficar com mais ou menos dois a três dedos de altura do fundo da panela. Essa quantidade de molho deve ser equivalente a mais ou  menos  duas xícaras.

Faça uma pasta de manteiga e farinha de trigo, e acrescente-a ao molho da panela. Misture com uma colher de pau até o molho começar a engrossar. Prove o  molho, acerte o sal, a pimenta, e se quiser acrescente um pouco de folhinhas de alecrim.

A carne que ficou fora da panela já deve estar fria. Corte-a em fatias bem finas como as da foto. Coloque as fatias com cuidado na panela. Eu peguei com a mão. Na verdade, eu coloquei umas luvas para poder pegar a carne com força e cortá-la em fatias bem finas de modo seguro, e sem me cortar ou amassar o lagarto cozido.

 

Olha o truque

O lagarto cozido no vinho tinto é perfeito para servir como recheio de sanduíches em festas infantis, festas para adolescentes, durante feriados, e durante o Carnaval ou São João.

Você também pode gostar