Prepare fritinhos doces de Carnaval para comemorar os sete dias de folia. Aqui no Brasil temos os doces de carnaval durante o ano todo, como é o caso dos sonhos e dos bolinhos de chuva. Mas, o que nós não encontramos à venda são as lascas de massa bem finas fritas e polvilhadas com açúcar, como as da foto.
E por isso, em nome da alegria, eu preparei Chrusciki (fala-se rusxiki) também chamados de Faworki– que é uma receita polonesa típica muito semelhante aos Frittelle vendidos em Roma, na Itália, nessa época do ano.
Veja também as receitas abaixo da Cozinha da Marcia
Bolo de aipim com leite de coco delicioso
Na contagem regressiva para a Quaresma, que começa da quinta-feira anterior – sexta, sábado, domingo de Carnaval, segunda, terça gorda, vale muita fartura. É que na sequência, de acordo com o calendário cristão, não é mais permitido comer carne vermelha durante quarenta dias. Nem é preciso lembrar que esse é um hábito que ficou para trás.
Então, com uma explicação simplificada ‘carne vale’ em latim quer dizer retirar a carne. E como, logo depois do feriado, começa a Quaresma, a comida é mais frugal. Quer dizer – preparados sem gordura, com um cardápio com aves, peixes e sopas. A véspera, que começa na quinta-feira é festejada com excessos de toda sorte, inclusive nos alimentos. Come-se muita fritura, e principalmente doces fritinhos como os da receita a seguir, ou ainda come-se sonhos e bolinhos de chuva. Os chrusciki, as plaquinhas de massa crocante fritas, polvilhadas com açúcar de confeiteiro, são parte da tradição polonesa pré-carnavalesca.