Quer saber como preparar cogumelos shiitake bem temperados? Além de saborosos, os cogumelos shiitake são fáceis de fazer. Para começar, lave os cogumelos, escorra-os bem, e verifique se os cabos estão macios. Se estiverem macios, deixe-os junto com a coroa. Senão, corte-os bem perto da coroa superior. Os cabos devem ser descartados porque não vão amolecer depois de cozidos.
Em seguida lave os cogumelos shiitake em bastante água, e escorra-os muito bem, e coloque-os sobre um pano.
Se estiver sem tempo, guarde-os na geladeira até a hora de utilizá-los. Eu às vezes deixo-os por até dois dias na geladeira. O ar frio e seco deixa o seu sabor mais concentrado. Claro que se ficar muitos dias guardado vai murchar.
O sabor dos cogumelos combina com o alho e a cebola que já conhecemos. Mas, combina ainda mais com os temperos associados à culinária japonêsa, como o molho de soja e o vinagre de arroz.
Porém, existe um outro grupo de ingredientes cuja fonte de inspiração é a culinária tailandesa. Você pode acrescentar ao refogado com os cogumelos uma pimenta dedo de moça cortada, ou ainda um pouco de gengibre ralado. A pimenta e o gengibre dão um certo ardido que não chega a incomodar.
Qual o melhor tipo de macarrão para servir como os cogumeloa shiitake? O ideal é combinar com um macarrão do tipo japonês. Os quais, além de preparados com farinha de trigo, também são feitos com farinha de arroz, ou com trigo sarraceno. Mas, esse refogado também podem ser servido com qualquer tipo de macarrão que tiver em casa.
Aqui, como se pode ver na foto, utilizei um espaguete bem fino. É um prato quebra-galho, porém mais arrumado. Cozinhe o macarrão ao mesmo tempo que os shiitakes, com isso o prato fica pronto em apenas meia hora.