A couve toscana é uma novidade nas feiras e supermercados. Ela também é chamada de couve crespa, tem as folhas macias, e cobertas com uma mini penugem suave. Esse tipo de couve pode ter o talo verde claro ou vermelho. As folhas ficam bem escuras depois de cozidas. Bem diferente da couve nacional que mantêm a sua cor verde bem viva.
Também é conhecida como couve kale, o que é uma bobagem porque kale (procuncia-se keill) quer dizer couve em inglês. E então em português fica couve couve… Também já a vi identificada na feira como cavolo, que é o seu nome em italiano. As folhas tem um gosto levemente amargo que realçam o sabor de carnes mais adocicadas como a de porco ou a de pato. O sabor das costeletes de porco ou das linguiças grelhadas ficam muito gostosas servidas com ela.
Para os vegetarianos recomendo servi-la refogada com alho e cebola, e com tomates bem maduro, misturadas com um bom prato de macarrão de farinha integral.
Na foto ao lado, é possível ver a couve crua já cortada na espessura que será cozida, junto estão os dentes de alho do tempero.
Veja a receita a seguir.