Maracujá do cerrado

por Cozinha da Márcia

Tem uma fruta chegando ao mercado que se não é nova, mas é uma novidade uma vez que foi desenvolvida a partir dos maracujás silvestres típicos da região do cerrado brasileiro.

O novo maracujá do cerrado, ou melhor o maracujá silvestre BRS Pérola do Cerrado, lançado pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agrícolas. A fruta produzida especialmente para o consumo em maior escala. O seu sabor está entre o maracujá azedo e o maracujá doce. Embora o tamanho é menor do que os outros dois tipos de maracujás que conhecemos – o maracujá azedo e o maracujá doce. Cada fruto tem aproximadamente quatro centímetros. A cor desse tipo de maracujá, no entanto é diferente, no lugar do amarelo ou do roxinho,  a sua casca é verde com algumas listas mais escuras, e também mais macia que dos outros dois tipos.

Veja a seguir as receitas com maracujá da Cozinha da Marcia

Como podem ver nas indicações de leitura a seguir, no Brasil existem muitos diferentes, embora todos façam parte da família da Passiflora e tem sabores próximos, podem ser utilizados em sucos, caldas e doces, ou consumidos em natura.

Visite o site da EMBRAPA para saber mais sobre o macarujá do cerrado

Você também pode ler mais aqui sobre outro tipo de maracujá silvestre, o maracujá da caatinga. 

 

Você também pode gostar