Bolo de fubá à moda antiga

por Cozinha da Márcia

O bolo de fubá à moda antiga é uma receita ao qual podem ser acrescentados alguns ingredientes como passas ou frutas cristalizadas.  Como ele é preparado com uma mistura de fubá e farinha de trigo, o sabor de milho é um pouco mais suave , assim ele pode ser utilizado em uma sobremesa em um jantar mais formal. Esse bolo é um ótimo complemento, boa companhia como se diz, para sorvetes de frutas. Experimente servi-lo com sorvete de pitanga, fruta do conde, goiaba, ou umbu. Outro modo de complementar o sabor do bolo com doce de leite, de banana ou goiabada.

Veja aqui a receita de uma calda de caramelo puxa

Os bolos antigamente eram batidos à mão com um batedor, e se dizia que era preciso ter um braço forte para a massa crescer. E o tamanho desse bolo é perfeito para se experimentar bater um bolo à moda antiga,  se o tamanho fosse maior já seria mais difícil. A sua textura é desigual as bolinhas de ar aprisionadas dentro da massa são de tamanhos diferentes. Por que isso acontece? Repare como o movimento do braço nem sempre é igual enquanto os ingredientes são misturados. O nosso braço não se movimenta com uma força constante, mesmo quando temos certeza que estamos batendo com muita força. E por isso, o ar é distribuído modo desigual dentro da massa. E tem mais, enquanto o bolo assa no forno, o calor expande o ar contido na massa até que o momento que para de crescer. Assim, ao receber pressões internas de modo irregular, o bolo depois de assado tem bolhas de ar com tamanhos diferentes.

Veja aqui como o bolo formiga pode ficar ainda mais gostoso

A Cozinha da Marcia tem muitas receitas de bolos de fubá, veja aqui

Bolo de fubá à moda antiga www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo baixinho de fubá

Bolo de fubá bem brasileiro não precisa de batedeira para preparar a massa. Acompanhe com sorvetes, doce deleite ou goiaba Receitas Bolo de fubá, receita fácil, cozinha brasileira, receitaKids, receita rápida, sobremesa de festa Brasileira Imprimir
Porções: 8 a 10 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 3 / 4 xícara de farinha de trigo
  • 1 / 2 xícara de chá de fubá de milho
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 1 / 4 de colher de chá de bicarbonato
  • 1 / 4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 2 xícara de margarina
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ovos + 1 gema
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 4 colheres de sopa de suco de laranja
  • 1 colher de chá de casca de laranja ralada
  • 2 colheres de sopa de passas ou de frutas cristalizadas picadas

Instruções

Bata a manteiga com o açúcar até misturar, em seguida acrescente a gema e os ovos, um de cada vez até obter uma mistura bem fofa e de cor clara. A partir desse momento, os demais ingredientes podem ser acrescentado ao mesmo tempo. Primeiro coloque o suco de laranja e a casca ralada na tigela. Coloque por cima as passas ou as frutas cristalizadas, e por fim cubra a massa com  a farinha peneirada com o sal, o bicarbonato e o fermento. E comece a misturar devagar, mexendo lentamente para misturar bem os ingredientes sem que você tome um banho de farinha.

A partir do momento que todos os ingredientes estiverem umedecidos, se tiver batendo o bolo na mão, claro que com a ajuda de um batedor, comece a fazer movimentos circulares. Se tiver usando uma colher de pau, que é um método mais antigo ainda, mexa-a de um lado para o outro da tigela.  Neste caso, dê um quarto de volta na tijela algumas vezes, a massa ficará melhor misturada. Assim que a massa estiver homogênea, lembre-se de misturar a massa algumas vezes de baixo para cima, para incorporar bastante ar.

Transfira a massa para uma forma de fundo solto ou em uma forma de abrir, untada e polvilhada com farinha de trigo.

Asse no a massa no forno medio, previamente aquecido. Retire o bolo da forma ainda morno, quase frio. Transfira para um prato, e polvilhe com açúcar de confeiteiro. A receita fica muito gostosa quando acompanhada com sorvetes de frutas ou doces de leite ou goiabada.

Olha o truque

Aqui eu eu utilizei um pequeno truque ao acrescentar o bicarbonato de sódio, garanti que o bolo cresceria mesmo tendo sido batido à mão.

Você também pode gostar