Picadinho de maçãs com canela é um refogado com pouco açúcar, que pode ser usado tanto em pratos doces ou salgados. Na verdade, eu usei duas metades de maçãs que estavam aqui em casa – uma vermelha, e a outra verde. Mas pode-se usar qualquer tipo.
Esse modo de se preparar a fruta é o mesmo que eu utilizo quando preparo o strudel de maçãs. Uma vez pronto, basta distribuir os pedacinhos de maçã no lado mais comprido da massa folheada que comprei pronta. Depois, é só enrolar como um pão, e besuntar com manteiga derretida e assar.
O mesmo refogadinho pode se usado com um acompanhamento para frangos assados, ou ainda mais gostoso é fazer bife rolê com recheio de queijo, presunto e com duas colheres de chá do picadinho no meio.
A quantidade de açúcar é sempre a mesmo – uma colher de sopa rasa para uma maçã. Pode-se usar mascavo ou açúcar refinado. Algumas vezes eu acrescento uns cabinhos bem finos de tomilho. O picadinho de maçãs com canela pode ficar na geladeira por até duas semanas. Aqueça-o com um pouco de água, de rum, ou cachaça para deixea-lo fresquinho de novo.