Picadinho de maçãs com canela é um refogado com pouco açúcar, que pode ser usado tanto em pratos doces ou salgados. Na verdade, eu usei duas metades de maçãs que estavam aqui em casa – uma vermelha, e a outra verde. Mas pode-se usar qualquer tipo.

Esse modo de se preparar a fruta é o mesmo que eu utilizo quando preparo o strudel de maçãs. Uma vez pronto, basta distribuir os pedacinhos de maçã no lado mais comprido da massa folheada que comprei pronta. Depois, é só enrolar como um pão, e besuntar com manteiga derretida e assar.

O mesmo refogadinho pode se usado com um acompanhamento para frangos assados, ou ainda mais gostoso é fazer bife rolê com recheio de queijo, presunto e com duas colheres de chá do picadinho no meio.

A quantidade de açúcar é sempre a mesmo – uma colher de sopa rasa para uma maçã. Pode-se usar mascavo ou açúcar refinado. Algumas vezes eu acrescento uns cabinhos bem finos de tomilho. O picadinho de maçãs com canela pode ficar na geladeira por até duas semanas. Aqueça-o com um pouco de água, de rum, ou cachaça para deixea-lo fresquinho de novo.

Picadinho de maçãs e canela. Foto: Marcia Zoladz

Picadinho de maçãs com canela

Imprimir
Porções: 4 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 maçã verde ou meia verde e meia vermelha
  • 2 colheres de sopa de cerejas em conservas ou de passas
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 / 2 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de cachaça ou cachaça
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 colher de chá de canela em pó

Instruções

Corte as maçãs em três pedaços, retire os miolos duros e as sementes, corte em seguida em quadrados pequenos. Aqueça a manteiga em uma panela pequena, e com tampa. Junte o açúcar, e os pedaços de maçã. Tampe a panela, e cozinhe as maçãs no fogo baixo, sem deixar o caramelo que se forma no fundo da panela queimar.

Junte a água assim que o açúcar começar a dourar. Preste atenção que o açúcar mascavo doura mais rapidamente. Tampe a panela e cozinhe as maçãs até o caldo reduzir até ficar com menos da metade da quantidade inicial. A essa altura do cozimento, os pedaços de maçã já devem estar macios, porém sem desmanchar.

Desligue o fogo, acrescente a cachaça e a canela, misture e deixe a panela tampada até esfriar. Transfira para um recipiente com tampa. Guarde na geladeira por até duas semanas. Mais tempo as maçãs podem mofar ou perdem o sabor.

 

Você também pode gostar