Salada de favas brancas

por Cozinha da Márcia
Salada de favas. Foto: Marcia Zoladz

A salada de favas brancas é de origem libanesa. Além de servi-las separadamente, experimente misturá-las com outros ingredientes. O seu sabor combina com tomates, beringelas e abobrinhas. E no caso, foi temperada com azeite e alecrim, porém ela também pode ser temperada com za’atar, o tempero de ervas de origem árabe. Esse tempero é uma mistura de tomilho, óregano, e bastante gergelim, e também utiliza o sumac – uma planta de origem mediterrânea, e o seu sabor pode ter algumas variações de acordo com as proporções utilizadas na mistura final.

Fotografei as favas brancas cozidas junto com as cruas para mostrar o quanto elas crescem depois de ficarem de molho na água por uma noite.

 

Salada de favas. Foto: Marcia Zoladz

Salada de favas brancas

Imprimir
Porções: 6 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 150 g de favas brancas
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de folhas de alecrim fresco ou de za'atar

Instruções

Deixe as favas de molho cobertas com água fria por uma noite. Elas irão absorver água e crescer.

No dia seguinte, descarte a água, lave as favas debaixo da torneira com bastante água corrente. Transfira-as para uma panela de pressão, cubra com água fria, e cozinhe por quinze minutos após de pegar a pressão. Desligue, e abra a panela somente depois de fria.

Escorra a água da panela, e transfira as favas para uma saladeira. Tempere com o azeite e o tempero escolhido. Polvilhe com um pouco de sal.

 

Você também pode gostar