Biscoitos de queijo parmesão

por Cozinha da Márcia

Esses biscoitos de queijo parmesão são fáceis de fazer e também são muito gostosos. Esse é o tipo de receita para ser preparada junto com as crianças. A fim de tornar a atividade mais interessante a massa depois de esticada pode ser cortada em formatos e tamanhos diferentes. Os biscoitos de queijo parmesão podem ser servidos em ocasiões variadas de acordo com o tamanho. Podem ser cortados bem pequenos como salgadinhos, ou ainda podem ser cortados em um tamanho grande, para serem servidos como uma torrada junto com um chá ou café.

A Cozinha da Marcia tem ainda uma outra receita de palitinhos de queijo parmesão que é uma das poucas receitas que minha mãe preparava.

Clique aqui para ver a receita ou copie a url a seguir: https://tinyurl.com/y4l7mmss

 

biscoitos de queijo parmesão. Foto: Marcia Zoladz

Biscoitos de queijo parmesão

Prepare biscoitos de queijo parmesão para servir como salgadinho ou em tamanho maior Receitas biscoitos de queijo salgadinhos European Imprimir
Porções: 30 unidades com 3 cm Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 30 biscoitos com 3 cm de diâmetro
  • 3 xícaras | 300 g de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga sem sal
  • 1 / 4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1 / 2 colher de chá de sal
  • 50 g de queijo parmesão
  • 1 colher de sopa de pimenta rosa
  • 1 colher de sopa | 15 ml de vinagre de vinho branco
  • 1 / 4 de xícara de água
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Orégano seco para polvilhar os biscoitos na hora de assá-los

Instruções

- Para fazer a massa na batedeira coloque todos os ingredientes secos e a manteiga gelada cortada em pedaços pequenos, dois centímetros de lado é suficiente. Trabalhe a massa com o gancho da batedeira até a manteiga estar misturada com a farinha, só então acrescente o vinagre e a água. Aos poucos a massa irá se soltar da vasilha e formar uma bola.

- Se preferir, e é bem mais rápido, coloque a farinha, a manteiga, o fermento e o sal no processador de alimentos. Acrescente o vinagre, pulse mais algumas vezes, e junte a água aos poucos, só até formar uma bola. Acrescente por último as pimentas e pulse mais algumas vezes para misturá-las com a massa.

- Para fazer a massa na mão coloque a farinha, o sal e a manteiga gelada cortada em pedaços pequenos e o queijo em uma vasilha. Trabalhe a massa com a ponta dos dedos até ficar com a aparência de uma farinha grossa. Primeiro molhe com o vinagre, para depois acrescentar a água aos poucos até formar uma bola.

Divida a massa em duas partes, abra cada uma delas sobre uma tábua polvilhada com farinha de trigo com o auxílio de um rolo. Deixe a massa com aproximadamente três milímetros de espessura. Transfira essas pranchas de massa para uma tábua, cubra cada uma delas com filme plástico. Deixe-as na geladeira até a hora de cortar os biscoitos.

Corte os biscoitos em formatos diferentes. Misture a gema de ovo e passe-a por um peneira fina e pincele os biscoitos. Polvilhe-os com o orégano.

Asse-os, em tabuleiros forrados com papel manteiga, por aproximadamente 15 a 20 minutos. Polvilhe-os com o orégano assim que saírem do forno.

Olha o truque

Para trabalhar a massa com as mãos, comece desmanchando a farinha com a manteiga até obter uma farinha grossa, em seguida acrescente o vinagre. A água deverá ser acrescentada aos poucos, apenas até a massa formar uma bola.

Você também pode gostar