Croc, Croc: pipoca de arroz para incrementar a salada

por Cozinha da Márcia

Pipoca de arroz crocante é uma receita vegana bem temperada com curry e pimenta, e com sabor gostoso. Elas são uma ótima opção para realçar purês,  saladas, e receitas cremosas.  A receita é super fácil de ser preparada, e as crianças vão gostar.

Os grãos de arroz nem sempre chegam a estourar como em uma pipoca de milho, digamos que abrem discretamente, afinal os grãos são pequenos. A vantagem da pipoca de arroz crocante é que pode acrescentar uma nova textura para pratos muito macios. As sopas, uma polenta, ou alguns purês de batata ou de legumes ganham maior variedade de texturas com as pipocas de arroz distribuídas por cima na hora de servir. Eu também gosto bastante de polvilhá-las sobre uma salada de alface ou de tomates e rabanetes cortados fininhos.

Por ser super crocante e bem temperada, a pipoca de arroz também é um bom complemento para pastas de grão-de-bico ou de berinjela.

O sabor dessa pipoca de arroz crocante e vegana pode ser incrementado com temperos variados. Gosto muito de  polvilhar meia colher de chá de curry ou de gengibre em pó na hora de fritá-las. Da mesma forma que vez por outra apenas aqueço grãos de arroz na panela com um pouco de sal e azeite. A receita, não preciso nem dizer, é vegana.

A pipoca de arroz vegana crocante pode ser preparada com as crianças.

Veja algumas sugestões de outros pratos salgados e doces preparados com arroz.

Para ver receitas vegetarianas e veganas da Cozinha da Marcia, clique aqui.

www.cozinhadamarcia.com.br

Pipoca de arroz

Prepare pipocas crocantes com grãos de arroz e os seus pratos ganharão um novo sabor Acompanhamentos Petisco de pipoca de arroz crocante Vegana Imprimir
Porções: 4 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 100 g de arroz branco ou integral
  • 1 xícara de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta em grão amassada
  • ou 1 colher de molho tabasco

Instruções

Antes de mais nada, pipocas de arroz não são pipocas de milho, elas nem sempre explodem. O resultado final é mais parecido com grãozinhos de arroz crocantes. Ainda assim o seu sabor é gostoso.

As pipocas de arroz podem ser preparadas com mais óleo, um dedo aproximadamente ou uma quantidade que permita aos grãos flutuarem enquanto fritam. Ou com menos óleo, só um pouco espalhado no fundo da panela, quantidade parecida à utilizada para se preparar um bife, por exemplo.

Aqueça o óleo até ficar bem quente em uma panela de lateral alta, eu uso uma caçarola.

Acrescente os grãos de arroz aos poucos. E, quando começarem a pipocar, eles ficam um pouco dourados, retire-os da panela com uma escumadeira, espalhe os grãos sobre um tabuleiro forrado com papel absorvente.

Polvilhe com o sal, com os grãos de pimenta quebrados de modo irregular, e com curry ou molho de pimenta para dar um sabor ardido.

Depois de bem sequinhos, retire-os  o papel absorvente. As pipocas estão prontas para serem polvilhadas sobre saladas e legumes grelhados.

Você também pode gostar