Bolo de amêndoas com cobertura de chocolate

por Cozinha da Márcia

Essa receita é muito simples de ser preparada e econômica. O bolo de amêndoas com cobertura de chocolate é uma receita do livro Il piccolo talismano della felicitá. A receita é pequena, com poucos ingredientes em pouca quantidade. Mas, o seu sabor é extraordinário. Para deixa-la mais perfumada – infelizmente as amêndoas algumas vezes são pouco doces –, a massa do bolo depois de assada ganhou um banho de chá de hibiscos com açúcar. O bolo de amêndoas com cobertura de chocolate é muito gostoso e original.

Utilizei a minha forma predileta do momento para assá-lo, com apenas dezessete centímetros de diâmetro, e com o fundo solto, o bolo pode ser facilmente solto. A sua principal vantagem é que assa bolos compactos que podem ficar bem altos, assim o resultado é mais elegante. O bolo menor e mais alto permite em vez de uma, duas camadas de recheio. Para ficar ainda mais leve a cobertura, que vai ser também usada como recheio é sem leite, vegana.

www.cozinhadamarcia.com.brClique aqui para saber mais sobre a história da origem dessa receita e do livro que a originou: Il piccolo talismano della felicitá – o pequeno talismã da felicidade, pode título mais lindo?

Veja mais receitas com amêndoas

Experimente também um bolo de fubá com uma mistura de amêndoas, nozes e avelãs

Ou se preferir, experimente um bolo com canela e amêndoas

 

www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo de amêndoas do livro Il piccolo talismano della felicitá

Prepare uma receita de bolo de amêndoas com cobertura e recheio de chocolate do livro Il piccolo talismano della felicitá Receitas Bolo de festa, bolo de amêndoas, Bolo de aniversário European Imprimir
Porções: 8 fatias Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 8 fatias grandes
  • 75 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 140 g de açúcar integral marronzinho
  • 5 colheres de sopa de leite ou de suco de laranja
  • 185 g de farinha de trigo
  • 50 g de amêndoas
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • Clique aqui para ver a receita da cobertura de chocolate
  • Para a calda de chá de hibisco
  • 2 xícaras de água quente
  • 3 ou 4 flores secas de hibisco
  • 3 colheres de sopa de açúcar refinado (branco)

Instruções

Ligue o forno em temperatura média, 180 graus. Aqueça as amêndoas com a pele em uma frigideira com o fogo bem baixo. Separe as gemas das claras, e bata-as em neve. Pese o açúcar. Triture as amêndoas com duas colheres de chá do açúcar já pesado.

Bata a manteiga para espalhar no recipiente da batedeira, junte o açúcar e quando estiver bem misturado, acrescente uma gema de ovo de cada vez. Bata rapidamente para obter uma mistura homogênea, mas não é preciso exagerar. Junte o leite, e aos poucos a farinha e as claras batidas em neve. Por último, polvilhe o fermento por cima da massa e acrescente as amêndoas trituradas. Desligue a batedeira, dê uma boa misturada de baixo para cima na massa com o auxílio de uma espátula.

Forre o fundo da forma com um círculo de papel manteiga. Unte o papel manteiga e as laterais e polvilhe ou com farinha de trigo ou com farinha de rosca. Transfira a massa do bolo para a forma.

Asse no forno médio por aproximadamente 45 minutos, até começar a dourar. Cuidado para o bolo não assar demais e ficar ressecado.

Retire o bolo ainda morno da forma. Solte a lateral, retire-a e, em seguida solte o bolo do fundo com o auxílio de uma faca bem comprida.

Deixei o bolo descansar de um dia para o outro antes de recheá-lo, o da foto passou a noite coberto com um pano de prato. O bolo precisa de tempo para a massa esfriar completamente, o que facilita bastante na hora de cortá-lo em fatias.

Prepare o chá de flor de hibisco, deixe amornar antes de usar.

Corte o bolo em 3 partes iguais. Pincele cada uma das superfícies com o chá de hibisco. Agora, atenção: a parte da primeira camada vai ser pincelada por baixo para não molhar a parte externa do bolo.

Espalhe uma camada fina de cobertura de chocolate sobre duas camadas. Monte o bolo novamente e se quiser espalhe uma camada da cobertura sobre o bolo inteiro, em cima e nas laterais, ou cubra apenas a parte de cima do bolo, deixando as laterais descobertas.

Clique aqui para ver a receita da cobertura de chocolate

Olha o truque

Se não encontrar o chá de hibisco pode usar o chá preto.

Você também pode gostar