Asse um bolo de amendoim beeem brasileiro!

por Cozinha da Márcia

O dia de Santo Antônio costumava ser festejado com um bolo de amendoim, e fazia parte das guloseimas servidas durante as festas juninas. Como é muito gostoso, resolvi resgatar a receita, acho que ele merece ser preparado o ano inteiro.  O bolo de amendoim original era preparado com amêndoas, e a receita veio de Portugal durante o período colonial. Aqui os amendoins substituíram as amêndoas na massa. Os amendoins também entraram no lugar das amêndoas em outras receitas como o pé-de-moleque.

O bolo de amendoim deixou de ser muito consumido de uns anos para cá. As razões não são muito fáceis de explicar, porém não apenas o bolo, mas os amendoins em geral, diminuiram a sua presença na mesa brasileira. Mas já foi moda, principalmente durante a segunda metade do século XX, quando era servido torrado e salgado nos bares e restaurantes.  Não tinha  balcão de bar ou mesa de restaurante que não oferecesse um potinho com amendoins. Porém, foi deixado de lado devido ao seu valor calórico muito alto. Imagine que apenas cem gramas de amendoim tem 576 calorias.  E atualmente, a pasta de amendoim é mais utilizada pela turma que treina e quer ganhar massa muscular.

Bolo de amendoim bem brasileiro. Foto: Marcia Zoladz

Bolo de amendoim para Santo Antônio

Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para um bolo com 20 cm de diâmetro
  • 3 ovos
  • 1 xícara de manteiga
  • 1 / 2 xícara de açúcar demerara (marrom claro)
  • 6 colheres de farinha de rosca
  • 300 g de amendoins descascados
  • 1 / 2 xícara de chá de café forte
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal

Instruções

Unte uma forma sem canudo (sem furo no meio), forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Unte o papel com manteiga derretida, eu utilizo um pincel assim é possível distribuir melhor a manteiga. Polvilhe o fundo e as laterais com farinha de trigo. Sacuda o excesso.

Aqueça os amendoins descascados por 6 a 8 minutos no forno quente. Esfregue as sementes com os dedos para soltar o excesso de peles. Pulverize-as no processador de alimentos com duas colheres de sopa de açúcar.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal.

Bata a manteiga amolecida com o açúcar e o açúcar de baunilha até obter um creme fofinho, acrescente as gemas, uma de cada vez.

Misture a farinha de rosca e fermento com o amendoim pulverizado. Acrescente alternando essa mistura e o café. Por último acrescente as claras batidas em neve.
Coloque na forma e asse no forno baixo, 180oC pré-aquecido até dourar. Cuidado p ara não assar demais que o bolo pode ficar ressecado. Se isso acontecer, molhe o bolo com uma calda de açúcar preparada com meia xícara de água e meia xícara de açúcar. A calda está pronta assim que ferver e o açúcar tiver derretido. Se quiser, rale um pouquinho de  casca de limão na calda.Apenas duas passadas de ralador na casca.

Você também pode gostar