Receita a jato! Bistecas de porco à milanesa

por Cozinha da Márcia

Prepare bistecas de porco à  milanesa e siva-as com molho maionese feito em casa. Você ainda pode fritar uma boa quantidade de bistecas e deixá-las prontas para o dia seguinte.  Como as bistecas de porco são pequenas, elas pesam em média cem gramas cada uma, é melhor calcular duas unidades por pessoa. Elas ficam mais saborosas servidas logo depois de fritas, embora, como já disse, também podem ser preparadas com antecedência.

Nesse caso, guarde as bistecas de porco à milanesa de um dia para o outro ou no forno, ou na geladeira em um recipiente com tampa.  No entanto, de todo modo, elas precisam ser armazenadas intercaladas com uma folha de papel manteiga. É o melhor modo mantê-las bem sequinhas, de também para que a milanesa não se desprenda da carne.

A maionese é um desses molhos que ficam mais gostosos quando preparados em casa. Não tem nenhum mistério. Basta bater uma gema de ovo com sal, um pouco de mostarda, uma colher de sopa de suco de limão ou de vinagre de vinho branco, e azeite. O truque é adicionar o azeite em fio apenas até se obter um creme – ou melhor uma emulsão.

Sirva-as frias com o molho de  maionese feito em casa e com batatas fritas de qualquer tipo. Ou então, você pode servi-las ainda quentinhas com arroz e creme de espinafre.  E, se ainda sobrar alguma, prepare um sanduíche.

Bistecas de porco à milanesa

Bisteca de porco à milanesa

Imprimir
Porções: 4 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 8 bistecas
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de sal
  • Para a milanesa
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • 1 / 4 de colher de chá de pimenta moída na hora
  • Óleo para fritar
  • Para a maionese
  • 1 gema
  • 1 colher de chá de molho de mostarda
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 xícara | 250 ml de azeite de oliva ou de óleo de girassol

Instruções

Indiquei 8 bistecas porque o tamanho de uma bisteca normalmente gira em torno de 100 g cada uma. E por isso calculei duas unidades por pessoa. Se elas forem maiores, compre apenas uma unidade por pessoa.

Coloque uma bisteca de cada vez dentro de um saco plástico ou entre duas folhas de papel manteiga e amasse a carne com um rolo de pastel até dobrar – ou quase – de tamanho.

Tempere com um pouco de sal e com o dente de alho espremido e deixe tomar gosto por duas ou três horas.

Espalhe, em recipientes maiores do que cada bisteca, a farinha de trigo, os ovos misturados até fazerem um pouco de espuma, e a farinha de rosca. Aqueça dois dedos de óleo em uma frigideira grande e de borda alta. Atenção o óleo deve estar muito quente, mas o fogo não pode estar muito alto para não queimar a cobertura das bistecas.

Passe cada bisteca dos dois lados pela farinha de triga, o ovo e a farinha de rosca e coloque delicadamente no óleo. Vire algumas vezes até dourar, escorra sobre papel absorvente. Doure todas as bistecas.

O molho de maionese pode ser batido à mão com um batedor de arame ou com um mixer - ou no copo de um liquidificador.

Coloque a gema com o suco de limão e a mostarda em uma tigela e comece a bater até a gema desmanchar. Sem parar de bater, acrescente óleo em fio, sem pressa, até obter um creme. Misture sal e pimenta do reino à gosto. O suco de limão pode ser substituído pela mesma quantidade de vinagre de vinho branco.

Sirva com fatias de limão, e um molho maionese preparado em casa.

Olha o truque

É importante usar o ovo bem fresco na hora de preparar a maionese em casa para ela adquirir rapidamente a textura correta. A gema mais velha pode impedir os ingredientes de se transformarem uma emulsão homogênea – quer dizer que pode desandar.

Você também pode gostar