Bolo de chocolate de micro-ondas com calda

por Cozinha da Márcia

O bolo de chocolate de micro-ondas servido com uma calda ainda precisa ser valorizado como uma boa sobremesa. Normalmente ele é qualificado como receita para ser servida para as crianças, mas que os adultos não resistem. Mas, o que chamamos de bolo aqui é mais um pudim bem molhado com uma calda. Não é o pudim cremoso que estamos acostumados. Ele pertence de uma outra tradição de pudins, da qual faz parte o baba ao rum, e o pudim de Natal inglês, lotado de frutas e servido flambado no conhaque. O bolo de chocolate de micro-ondas com calda tem uma textura leve, a estrutura da massa é próxima a de um suflê. A diferença está no tempo de preparo, ele fica pronto em menos de 10 minutos.

Veja a receita de um bolo suflê sem farinha da Cozinha da Marcia 

Como preparar o bolo para servir

Assim que o bolo é retirado  do micro-ondas deve ser molhado com metade da calda de açúcar, nesse caso, aromatizada com xarope de maple. E também pode ser molhado com uma calda de rum ou com licor de laranja, o Cointreau. Assim que a calda for quase toda absorvida, solte com cuida a sua bordas da forma, e vire sobre o prato onde for servi-lo. Eu asso o bolo em uma forma de vidro refratário, não sou muito talentosa para soltar bolos das formas de silicone. Mas, a receita também pode ser preparada em uma dessas com o formato mais elaborado. Só então, molhe-o com o resto da calda, assim você terá certeza que o bolo não vai desmanchar na hora que for retirado da forma. Como o sabor de chocolate é bem intenso, recomendo servir o bolo com algumas fatias de pera, que por serem ligeiramente ácidas mas ainda doces suavizam a força do seu sabor, que também é levemente amargo. Se quiser trocar o sabor da calda, troque também as frutas – Cointreau combina com pêssegos maduros, calda de baunilha combina com frutas vermelhas e por aí vai.

Veja mais receitas da Cozinha da Marcia com chocolate

Bolo de chocolate de micro-ondas com calda www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo de chocolate no micro-ondas com calda de xarope de maple

O bolo de chocolate de micro-ondas servido com uma calda ainda precisa ser valorizado como uma boa sobremesa. Normalmente ele é qualificado… Receitas Bolo de chocolate de micro-ondas com calda European Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 10 porções
  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 3 e 1 / 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de creme de leite
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 / 2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 xícara de xarope de maple
  • 1 colher de sopa de rum ou Cointreau (opcional)
  • 1 refratário redondo com 17 cm de diâmetro
  • 1 pera por pessoa com a casca e cortada em fatias

Instruções

A massa é preparada em um refratário que é o mesmo onde será assada. Se possível utilize um batedor de arame, algumas vezes utilizo uma batedeira com apenas um dos batedores encaixados.

Bata o ovo com o azeite, o sal e o açúcar até começar a engrossar, em seguida junte o chocolate em pó e o creme de leite. Misture até o chocolate dissolver e a massa ficar homogênea. Acrescente a farinha e o fermento. Mexa bem até a massa ficar grossa como uma massa de bolo.

Coloque a tigela com a massa no forno de micro-ondas e asse em potência máxima por quatro minutos – até a massa cozinhar e a ponta de uma faca ao ser espetada sair seca.

Agora, atenção!Na primeira vez eu assei esse bolo por quatro minutos, novamente três minutos e deixei ainda dois minutos no forno fechado. Mas, tenho um forno de micro-ondas bem pequeno e pouco potente.

Hoje fiz o bolo de novo e assou em apenas quatro minutos, por isso recomendo colocar por quatro minutos, espetar o bolo para ver se já cozinhou e se for preciso aumentar o tempo.

Logo que retirar do forno de micro-ondas regue com o xarope de maple. Na hora de servir coloque duas ou três fatias de pera, corte o pudim com uma colher para formar porções de formato oval - veja a foto - e molhe com mais um pouco do xarope de maple misturado com rum ou Cointreau.

Você também pode gostar