Compota de frutas secas

por Cozinha da Márcia

Descubra como usar chás para dar um gosto diferente a uma compota de frutas secas. Pode ser tanto uma maçã cozidinha com pouquinho açúcar, bem adequada para os dias em que você quer comer uma sobremesa bem levinha. Mas, também pode ser naquela compota de frutas secas que vai servir como acompanhamento ao peru no Natal, ou em qualquer outra ocasião mais festiva.

Como escolher o chá certo para cada compota

Frutas doces com o sabor levemente ácido como as peras combinam com chás de capim-limão, ou de camomila. Embora as maçãs também tenham um sabor com certa acidez, pode-se acrescentar um pouco de canela, um pedaço da casca é o bastante. As compotas de frutas secas podem ser complementadas com uma variedade maior de aromas. Chás ou infusões de hibisco, com um pedaço de gengibre e até alguns grãos de pimenta do reino acrescentam ao paladar. Também completam o sabor de carnes, tanto de aves quanto de porco

Experimente também servir maçãs carameladas sem açúcar

Compota de frutas secas www.cozinhaadamarcia.com.br

Compota de frutas secas

Prepare uma compota de frutas secas aromatizada com chá Receitas Compota de frutas secas European Imprimir
Porções: 4 - 2  xícaras Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 150g de figos secos inteiros – os menores que conseguir
  • 100g de frutas secas cortadas bem pequenas e
  • 1 saquinho de chá de hibisco, ou de morangos ou jasmim
  • 1 colher de sopa | 15 ml de essência de baunilha
  • 1 xícara | 200 g de açúcar
  • 1 xícara | 240 ml de água

Instruções

Prepare o chá com a água. Em seguida acrescente o açúcar e as frutas secas cortadas em pedaços muito pequenos. Cozinhe no fogo baixo até as frutas estarem bem macias, aproximadamente vinte minutos. Se for preciso, acrescente mais uma xícara de água.

Escorra as frutas por uma peneira sobre uma tijela. Reserve as frutas. Aqueça novamente a calda para que engrosse mais um pouco. Deixe que aproximadamente um terço da quantidade que está na panela evapore. Misture os dois terços restantes com as frutas cozidas e a essência de baunilha.  Sirva com bolos e sorvetes. E eventualmente com carnes, como expliquei acima. O sabor das frutas fica mais intenso quando a compota é preparada na véspera.

Essa receita pode ser duplicada e mesmo triplicada, mas atenção - o importante é que as frutas fiquem encharcadas de calda e não precisam ficar submersas.

Olha o truque

Utilize infusões de flores e frutas ou chás aromatizados para preparar caldas com chocolate ou compotas de frutas. O aroma das flores intensifica o sabor e, no caso das frutinhas vermelhas, intensificam a cor da calda.

Você também pode gostar