Pão sueco crocante

por Cozinha da Márcia

O pão sueco crocante à venda nos supermercados é parte de uma tradição dos países escandinavos – Dinamarca, Suécia e Noruega. Esses pães são na verdade torradinhas que podem ser preparadas com farinha de trigo integral, farinha de centeio e com outros grãos. Pão é cozido no forno baixo, e assim tem sua durabilidade aumentada. Tostadinho e também muito gostoso o pão sueco crocante pode ser feito em pouco tempo e deixado no forno baixinho até as visitas chegarem!

Nos seus países de origem, esses pães tem formato redondo com um círculo furado no centro para poderem ser pendurados em um suporte parecido com um cabo de vassoura. O pão, ou melhor o círculo mede aproximadamente vinte centímetros de diâmetro. Ainda é interessante observar que a farinha de centeio é o seu ingrediente principal. Além disso, outro aspecto importante é que a massa não é levedada, sem fermento ela acumula menos água, e pode ser esquentada por diversas vezes no forno baixo.

Existem outros pães preparados sem fermento como a tapioca brasileira, aqui demonstrada com uma poeira de matchá, o chá verde japonês. Ou ainda, se preferir, aprenda a fazer um pão de queijo diferentes, o gougères, o pão de queijo francês, preparado com a massa de broa.

Sirva o seu pão sueco crocante com mel, ou com uma geleia feita em casa como a de tamarindo bem azedinha, ou ainda de framboesas. Veja aqui ainda a receita de um doce de tangerina com gengibre e goji.

O pão sueco crocante é também um ótimo acompanhamento para petiscos salgados como as sardinhas no azeite.

Pão Sueco crocante www.cozinhadamarcia.com.br

Pão sueco

O pão sueco crocante à venda nos supermercados é parte de uma tradição dos países escandinavos – Dinamarca, Suécia e Noruega. Esses… Receitas Pão sueco crocante European Imprimir
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 1 e 1 / 4 de xícara de água quente
  • 1 colher de chá de sal
  • 100g de manteiga
  • 2 e 1 / 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 e 1 / 2 xícara de farinha de trigo (branca)
  • 1 / 2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de curry
  • 1 colher de sopa de tomilho ou orégano seco
  • 1 gema

Instruções

Misture as farinhas com o fermento, o curry, o tomilho ou o orégano. Dissolva o sal na água. Aqueça a água e junte a manteiga. Depois da gordura derreter, aguarde alguns minutos até a água ficar morna, quase fria, para só então misturar na na mistura de ingredientes secos. Trabalhe a massa até ficar macia e elástica. Trabalhe a massa esticando-a com a parte da mão próxima do punho, para em seguida enrolar de volta. Logo a massa ficará elástica. Descanse-a na geladeira por meia hora.

Abra a massa com aproximadamente dois milímetros de espessura sobre uma superfície polvilhada com farinha. Corte a massa com o auxílio de uma carretilha ou com uma forma de bolachas. Mas,  faça prefira fazer pedaços longos e largos, os quais depois de  assados que possam ser cortados ou quebrados com as mãos à mesa. Pincele com uma gema misturada com duas colheres de sopa de água e peneirada.

Asse-os até dourar em um tabuleiro forrado com papel manteiga no forno muito baixo. O tempo de forno depende do equipamento e, alguns não conseguem manter a temperatura muito baixa. Se esse for o caso, deixe a porta do forno entreaberta, é só encaixar uma colher de pau na parte de cima.

Sirva acompanhado de algumas das receitas a seguir:
Pasta de abobrinha.
Pasta de nozes.
Doce de ameixas e nozes,
clique aqui
para ver a foto.

Você também pode gostar