A conserva de sardinhas no azeite é uma receita tradicional da culinária carioca, ainda que ande meio esquecida. Antigamente alguns restaurantes e botequins faziam suas próprias conserva para servi-las com o couvert da casa, ou eventualmente como tira-gosto. As sardinhas ficam tão gostosas que, na minha opinião, essa receita merece ser revisitada. A conserva também dura bastante tempo na geladeira.
O modo tradicional de servir a conserva de sardinhas no azeite é com fatias de pão francês e uma salada mista. Exatamente como aquelas servidas nos botequins junto com o PF (prato feito), com alface lisa, tomate, cebola, e algumas vezes com rodelas de palmito.
Uma outra maneira para se aproveitar as sardinhas é nas cobertura de pizzas. Elas também podem ser usadas como parte de um molho para uma salada de batata ou de folhas verdes. Para preparar o molho amasse meia sardinha em uma xícara de azeite, misture duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco, e tempere com sal.
O grande segredo dessa receita é lavar muito bem as sardinhas na água corrente. Retire todas as impurezas. Explico como fazer isso no modo de preparo a seguir.