Sardinhas conservadas no azeite

por Cozinha da Márcia

Receita tradicional da culinária carioca, as sardinhas conservadas no azeite andam meio esquecidos. Antigamente alguns restaurantes botequins faziam suas próprias conservas, muitas vezes servidas no couvert da casa, ou como tira-gosto. Mas como a receita é fácil de ser preparada, e dura bastante tempo na geladeira, merece ser revisitada.

O modo tradicional de servir essa receita, e um dos que mais gosto é com fatias de pão francês e uma salada mista. Então, aproveite a oportunidade para entrar no clima carioca e prepare uma dessas saladas como eram servidas antigamente junto o PF (prato feito) nos botequins da cidade. Coloque em uma saladeira algumas folhas de alface, uma ou duas colheres de sopa de petit-pois, pode ser em lata, um tomate cortado em fatias, e meia cebola cortada em fatias finas.

Ainda outra maneira de se aproveitar as sardinhas conservadas no azeite é em cobertura de pizzas, ou amassadas com um pouco do próprio azeite da conserva, para temperar uma salada de rúcula e agrião.

Se quiser, sirva como entrada acompanhado de fatias finas de pão francês. Ou então, faça um pouco de cozinha bruta – recheie um pão francês com  meia sardinha cortado ao cumprido e um monte de salada.

O grande truque dessa receita para se obter um bom resultado é lavar bem as sardinhas. Explico como fazer isso no modo de preparo a seguir.

Aprenda a fazer sardinhas assadas na brasa à moda portuguesa, veja aqui

www.cozinhadamarcia.com.br

Sardinhas em conserva de azeite

Receita tradicional da culinária carioca, as sardinhas conservadas no azeite andam meio esquecidos. Antigamente alguns restaurantes botequins faziam suas próprias conservas, muitas… Receitas Sardinhas conservadas no azeite Brasileira/Portuguesa Imprimir
Porções: 12 porções Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • Para 12 porções
  • 6 sardinhas compradas limpas e fechadas
  • Suco de um limão
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 / 4 de xícara de vinagre de vinho branco
  • 2 folhas de louro
  • 1 / 2 colher de chá de sementes de erva-doce
  • 3 xícaras de água
  • 1 xícara ou um pouco mais de azeite de oliva para conservar as sardinhas

Instruções

As sardinhas precisam ser previamente limpas para a conserva ficar bem gostosa. Por isso, ainda na peixaria peça para cortarem a cabeça e abrirem a barriga para limpar as víscera e retirarem a espinha dorsal.

Primeiro lave as sardinhas muito bem, passe a ponta de uma faca para retirar o resto de sangue pisado da barriga. Em seguida lave-as em uma tijela com água e o suco de um limão. Escorra.

Prepare o tempero misturando o sal, os dentes de alho esmagados e a erva doce como duas colheres de sopa de azeite em um potinho e depois esfregue-o nas sardinhas.

Guarde-as em um recipiente de pirex coberto com filme plástico por algumas horas na geladeira. Eu as deixei, depois de temperadas,  de um dia para o outro na geladeira. Elas devem soltar um pouco de líquido.

No dia seguinte, e arrume as sardinhas no fundo de uma panela pequena, é para ficarem próximas umas das outras, três para um lado e três para o outro. Coloque duas folhas de louro por cima. Misture o vinagre, a água e a sobra da marinada das sardinhas. Acrescente a mistura na panela.

Ferva as sardinhas por 15 minutos. Durante esse tempo vai subir uma espuma grossa e escura, retire-a com uma colher. Duas ou três vezes devem bastar para acabar com essa espuma e deixar as sardinhas limpas, sem restos de sangue.

Retire as sardinhas da panela com uma escumadeira e arrume-as em um recipiente com tampa e cubra com azeite de oliva. Guarde na geladeira. Sirva de entrada ou como tira-gosto com sempre com fatias de pão cortadas bem grossas, generosas!

Olha o truque

As sardinhas para serem preparadas em conserva, e não ficarem com sabor forte, precisam ser muito frescas. Compre-as ou na feira ou em uma peixaria, e se possível, pergunte de onde vieram.

Você também pode gostar