Suflê de chocolate com amêndoas

por Cozinha da Márcia

O suflê de chocolate com amêndoas é uma dessas sobremesas fáceis de se preparar, sem grandes segredos, mas quando feita com o devido cuidado o resultado é fantástico. A receita é perfeita para servir em dias mais frios, ou para quando precisamos de nos fazer um agrado. Como também agrada as crianças pode ser preparado como uma atividade especial em um dia chuvoso. Peça ajuda às crianças na hora de untar as formas refratárias, e lembre-as de acompanhem o crescimento do suflê no forno.

Prepare também uma torta italiana de maçã verde

O suflê de chocolate com amêndoas é servido no mesmo refratário onde é assado, e não precisa de muitos complementos. Um pouco de creme chantilly ou uma pequena bola de sorvete de chocolate – que vai derreter aos poucos sobre o suflê quente garantem momentos de puro prazer!

Fazer um suflê de chocolate com amêndoas tem apenas um segredo: a qualidade dos ingredientes, os ovos precisam ser frescos. Embora o tipo de chocolate utilizado não faça muita diferença no resultado final, influencia o sabor. Recomendo misturar um ou dois tipos diferentes. Por exemplo, amargo com crocante. Utilize sempre metade da medida de chocolate amargo, o chocolate ao leite é muito suave para o suflê.

Para mais uma receita reconfortante da Cozinha da Marcia, veja aqui como fazer Papos de Anjo

Suflê de chocolate com amêndoas www.cozinhadamarcia.com.br

Bolo de chocolate sem farinha

Suflê de chocolate com amêndoas delicioso e reconfortante para servir na sobremesa Receitas Suflê de chocolate com amêndoas Francesa Imprimir
Porções: 4 Preparo: Cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • As quantidades a seguir são para uma forma refratária com 22 cm de diâmetro, ou potinhos refratários com tamanhos variados, usei três refratários com 6 cm e como sobrou um pouquinho de massa, ainda coube em outro com 3 cm.
  • 4 ovos
  • 125 g de chocolate meio amargo (ou uma mistura de dois tipos diferentes)
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de iogurte
  • 70 g – meia xícara de amêndoas com as peles e raladas
  • 3 / 4 de xícara de açúcar refinado
  • 1 / 4 de colher de chá de sal
  • Manteiga para untar e farinha para polvilhar as formas

Instruções

Aqueça as amêndoas em uma frigideira no fogo baixo até que comecem a cheirar e sequem um pouco. Derreta o chocolate no banho-maria,  e fora do fogo, acrescente o iogurte e o leite, e misture bem. O leite e o iogurte não precisam estar em temperatura ambiente. Ao serem misturados ao chocolate eles ajudam a abaixar a temperatura, e permite que as gemas possam ser acrescentadas sem correr o risco delas cozinharem. Continue batendo até obter um chocolate cremoso e brilhante. Deve dobrar de volume. Normalmente eu bato na mão até essa parte da receita.

Na batedeira, bata as claras em neve com a pitada de sal. Junte o açúcar e bata até obter um merengue brilhante e grosso, mas ainda cheio de bolinhas.

Novamente à mão, e com o auxílio de uma espátula, acrescente as amêndoas e o creme de chocolate às claras com uma espátula para a clara não murchar. Não se preocupe em obter um creme homogêneo.

Unte e polvilhe com farinha de trigo duas formas de tamanho médio ou quatro formas refratárias pequenas. Divida a massa nas formas, e asse no forno previamente aquecido a 180 graus,  por aproximadamente 35 a 40 minutos para as formas de tamanho médio e uns 20 minutos para as pequenas.  Os tempos são aproximados porque depende do forno que se tem em casa.

Cuidado para não encher as formas com a massa acima de dois terços da altura, uma vez que ela sobe para depois descer ficando com a parte de cima crocante e quebradiça.

Olha o truque

Essa receita não precisa de fermento porque o calor do forno expande o ar dentro da massa, empurrando-a para cima. Ao mesmo tempo que as claras em neve sobem, elas também assam e endurecem, aprisionando o ar dentro da massa, o que impede que o bolo murche. O forno precisa ser em temperatura baixa ou média, depende do forno, para não queimar o chocolate.

Você também pode gostar